Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23733
Título: Análise do cordel “O padre Henrique e o dragão da maldade” de Patativa do Assaré: possibilidades de registro de um poema-denúncia
Autor(es): Pegurski, Carlos Augusto
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Literatura e história
Literatura de cordel brasileira
Patativa, do Assaré, 1909-2002
Brazilian literature
Literature and history
Chapbooks, Brazilian
Data do documento: 15-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEGURSKI, Carlos Augusto. Análise do cordel “O padre Henrique e o dragão da maldade” de Patativa do Assaré: possibilidades de registro de um poema-denúncia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar o cordel “O Padre Henrique e o Dragão da Maldade”, do poeta cearense Patativa do Assaré, de forma a traçar uma relação entre o texto e os aspectos históricos que fazem parte da reflexão trazida pelo autor. Para além de identificar os elementos que conferem ao cordel sua qualidade literária, será observado como esses recursos são usados para que o poema consiga alcançar um objetivo social que o transcende, que é o de formular artisticamente uma denúncia sobre fatos de uma determinada conjuntura política, apresentada a seguir. Para tanto, será apresentada uma breve biografia de Patativa e o contexto histórico de sua obra e do cordel “O Padre Henrique...” em particular – um contexto que determina sua escrita e vice-versa. Na sequência, serão observados os recursos poéticos dos quais o eu-lírico lançará mão para esse registro e de que forma eles colaboraram para a produção de sentido do poema.
Abstract: The aim of this work is to analyze the narrative poem “O Padre Henrique e o Dragão da Maldade”, written by Patativa do Assaré, in order to trace a relationship between the text and the historical aspects that are part of the reflection brought by the author. In addition to identifying the elements that give the poem its literary quality, we observe how these resources are used só that the poem can achieve a social goal that transcends it, which is to artistically formulate a complaint about facts of a certain political situation. To this purpose, a brief biography of Patativa and the historical context of his work and of the “O Padre Henrique ...” in particular will be presented – a context that determines his writing and vice-versa. In the sequence, the poetic resources that the lyrical self will use for this record will be observed and in what way they collaborated for the production of the poem’s meaning
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23733
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_04.pdf249,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.