Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23770
Título: As crônicas de Lima Barreto como narrativas históricas sobre a Primeira República
Autor(es): Santana, Jiliane Móvio
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Literatura Brasileira - Brasil - História - República Velha, 1889-1930
Literatura e história
Brazilian literature - Brazil - History - 1889-1930
Literature and history
Barreto, Lima, 1881-1922
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTANA, Jiliane Móvio. As crônicas de Lima Barreto como narrativas históricas sobre a Primeira República. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Lima Barreto apresentou em suas obras o retrato de um país cujo regime republicano recém-instaurado não eliminou as práticas de exclusão e opressão sobre a população negra e pobre, mesmo após a abolição da escravidão. Pretendese neste trabalho analisar três das quatorze crônicas publicadas pelo autor na revista Fon-Fon! Durante o ano de 1907, o primeiro de circulação do periódico. Tendo como perspectiva metodológica as discussões do historiador Hayden White, entendemos estes textos como narrativas históricas que possibilitam a compreensão de aspectos políticos e sociais da capital do Brasil da Primeira República. Ademais, a revista Fon-Fon!, assim como o livro de Felipe Botelho Correa que reúne as crônicas de Lima Barreto, também serão analisados como artefatos culturais que propiciam a pesquisa e a compreensão de aspectos da história do Brasil republicano sob a escrita barretiana. Para tanto, consideramos os apontamentos de Roger Chartier quanto à análise historiográfica do papel cultural e histórico desempenhado pelo veículo em que os textos foram publicados.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23770
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_11.pdf322,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.