Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23775
Título: Um sonho possível: revolução e utopia na poesia de Gioconda Belli
Autor(es): Inácio, Lívia da Silva
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Poesia nicaraguense
Poetisas
Artes e revoluções
Belli, Gioconda, 1948-
Nicaraguan poetry
Women poets
Arts and revolutions
Data do documento: Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: INÁCIO, Lívia da Silva. Um sonho possível: revolução e utopia na poesia de Gioconda Belli. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Entre as décadas de 1960 e 1990, um sentimento de utopia bem particular criava força na América Latina. Enquanto sofria as consequências de um imperialismo que o assolou, o continente vivenciava revoluções socialistas por toda parte pautadas na chamada eucronia, o sonho de um mundo ideal circunscrito no tempo, mais especificamente, no porvir. Na Nicarágua, que passou por um processo revolucionário em 1979 (a Revolução Sandinista), ecos dessa ideia podem ser identificados em poemas da militante e poeta Gioconda Belli. Esse artigo parte de três textos da autora, publicados em três livros antes, durante e depois da revolução, para compreender em que medida sua obra serve de porta-voz e registro do sentimento de utopia que imperava em seu país na segunda metade do século passado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23775
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_16.pdf500,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.