Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23776
Título: Valter Hugo Mãe e as relações entre hstória, literatura e filosofia presentes na obra A máquina de fazer espanhóis: a metafísica dos desumanizados e seus caminhos salgados
Autor(es): Krug, Paola Roberta
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Fascismo - Portugal
Narrativa (Retórica)
Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900
Mãe, Valter Hugo, 1971-
Fascism - Portugal
Narration (Rhetoric)
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KRUG, Paola Roberta. Valter Hugo Mãe e as relações entre história, literatura e filosofia presentes na obra A máquina de fazer espanhóis: a metafísica dos desumanizados e seus caminhos salgados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta monografia tem como proposta central realizar uma análise triangular entre as áreas da Literatura, História e Filosofia com o propósito de discutir e compreender como os aspectos que fazem parte da produção narrativa se correlacionam com o contexto histórico representado e com as nuances da filosofia nietzschiana acerca da moral. Desse modo, faz parte do eixo investigativo deste estudo analisar como a forma linguística adotada por Valter Hugo Mãe em a máquina de fazer espanhóis dialoga com pontos marcantes fascismo português expostos na obra e explorar como o desenvolvimento do personagem em destaque, senhor Silva, conversa com a filosofia nietzscheana no campo de sua composição moral. Para isso, utilizamos teóricos sobre teoria narrativa como Antonio Candido, Cândida Vilares Gancho e Alfredo Bosi.No tocante ao contexto histórico realizamos uma discussão entre os autores Kenneth Maxwell e Eric Hobsbawm. Já no que diz respeito à filosofia, além de recorrermos aos escritos de Nietzsche sobre a genealogia da moral e formação do bem e mal, nos apoiamos nas considerações sobre os reflexos destes escritos na atualidade formulados por Viviane Mosé.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23776
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_17.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
283,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.