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Título: A utilização das tecnologias digitais nas aulas de filosofia no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): The use of information and communication technologies in philosophy classes in High School
Autor(es): Iurk, Marco Aurelio
Orientador(es): Rocha, Flavia Suchek Mateus da
Palavras-chave: Filosofia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Philosophy - Study and teaching
Educational technology
Mobile apps
Data do documento: 20-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: IURK, Marco Aurelio. A utilização das tecnologias digitais nas aulas de filosofia no Ensino Médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho buscou realizar uma verificação sobre a relação das tecnologias digitais com as aulas da disciplina de Filosofia, especialmente no Ensino Médio. O objetivo geral da investigação foi verificar como a utilização de novos aparatos tecnológicos estaria contribuindo para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de Filosofia. Para tanto, foi realizada revisão sistemática de literatura, buscando trabalhos na plataforma Scielo e no catálogo de teses e dissertações da CAPES, bem como em outros repositórios. A partir da leitura e escolha de escritos sobre o tema, selecionou-se sete trabalhos para a análise. O foco principal da investigação foi a verificação sobre como a utilização de novos aparatos tecnológicos estaria contribuindo para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de Filosofia, considerando-se que, na sua grande maioria, os jovens alunos estão inseridos em um contexto mais tecnológico e, dada as suas características, têm mais facilidade no uso de inovações como smartphones, vídeos, internet, entre outros. Procedeu-se um estudo pormenorizado em trabalhos selecionados que relatam, principalmente, as práticas dos pesquisadores, ou seja, buscou-se analisar os relatos de suas tentativas de deixar as aulas de Filosofia mais próximas dos jovens, justamente com o emprego de novas ferramentas. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa e a análise realizada mostrou que os trabalhos verificados focam em buscar uma participação mais efetiva dos alunos, priorizando o protagonismo estudantil na construção do seu próprio conhecimento filosófico. Todos os trabalhos sinalizam a necessidade da mediação do professor para auxiliar no desenvolvimento da criticidade do estudante. As principais práticas identificadas foram relacionadas ao uso de blogs, redes sociais, celulares, quizzes, gamificação, criação de tirinhas e uso de vídeos.
Abstract: The present work sought to verify the relationship between digital technologies and Philosophy classes, especially in high school. The general objective of the investigation was to verify how the use of new technological devices would be contributing to improvements in the teaching and learning processes of Philosophy. To this end, a systematic literature review was carried out, looking for work on the Scielo platform and on the CAPES thesis and dissertations catalog, as well as in other repositories. From the reading and choice of writings on the topic, seven papers were selected for analysis. The main focus of the investigation was the verification of how the use of new technological devices would be contributing to improvements in the teaching and learning processes of Philosophy, considering that, in the great majority, young students are inserted in a more technological and, given their characteristics, they have an easier time using innovations such as smartphones, videos, internet, among others. A detailed study was carried out in selected works that mainly report the practices of the researchers, that is, we sought to analyze the reports of their attempts to seek to bring Philosophy classes closer to young people, precisely with the use of new tools. The research approach was qualitative and the analysis carried out showed that the verified works focus on seeking a more effective participation of students, prioritizing student leadership in the construction of their own philosophical knowledge. All works signal the need for teacher mediation to assist in the development of student criticality. The main practices identified were related to the use of blogs, social networks, cell phones, quizzes, gamification, the creation of comic strips and the use of videos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23787
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