Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Rosangela Wojdela-
dc.date.accessioned2017-08-31T16:42:35Z-
dc.date.available2017-08-31T16:42:35Z-
dc.date.issued2016-08-22-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Rosangela Wojdela. Avaliação da eficácia do Programa de Auxilio Estudantil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2388-
dc.description.abstractThe Federal Constitution predicates equal conditions to the access and permanency in the school. The Higher Education History in Brazil is spotted for social inequality. The programs evaluation growth has becoming systematized in Brazil. This study presents an evaluation of the efficiency of the Student Scholarship Program of the Federal Technological University of Paraná—Curitiba, through comparative studies between Scholarship Program students and the rest of the student body focusing on grades and student retention. The study offers a brief overview of Brazilian Higher Education and Student Scholarship Programs. The social issue examined is the retention of students in positions of socioeconomic vulnerability in higher education. In order to confront these issues, standards were edited and actions were developed, including the Student Scholarship Program of UTFPR (Federal Technological University of Paraná). The study discusses evaluation procedures of Social Programs and Public Governance. This is a case study in which the university’s academic and the Scholarship Program databases are used as a corpus, and in which a questionnaire for former students, both graduated and withdrawn from the program, serves as compliment. A system of indicators was constructed, and its conclusion is presented through the efficiency of the Student Scholarship Program. The case study results demonstrate higher academic grades from scholarship students in relation to non-scholarship students, as well as higher retention rates for scholarship students in relation to the rest of the student body on campuspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEstudantes - Programas de assistência - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino superior e Estadopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPesquisa socialpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectStudent assistance programs - Valuationpt_BR
dc.subjectCollege students - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducational equalizationpt_BR
dc.subjectDropoutspt_BR
dc.subjectHigher education and Statept_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectSocial sciences - Researchpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleAvaliação da eficácia do Programa de Auxílio Estudantil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitibapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the efficiency of the Student Scholarship Program of the Federal Technological University of Paraná – Curitibapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Constituição Federal prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. A história da educação superior brasileira é marcada pela desigualdade social. A cultura de avaliação de programas vem se institucionalizando no Brasil. A presente pesquisa apresenta uma avaliação da eficácia do Programa de Auxílio Estudantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba, por meio de estudos comparativos do coeficiente acadêmico e da permanência entre os estudantes beneficiados pelo Programa e os não-beneficiados. Expõe um breve histórico do Ensino Superior e da Assistência Estudantil no Brasil. A questão social apresentada é a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior. E para o seu enfrentamento, normas foram editadas e ações desenvolvidas, inclusive o Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR. Discute conceitos da avaliação de Programas Sociais e da Governança Pública. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram coletados dados do sistema acadêmico da instituição e do Programa de Auxílio, complementados por um questionário aplicado aos ex-alunos bolsistas graduados e desistentes. Construiu-se um sistema de indicadores, concluindo-se pela eficácia do Programa de Auxílio Estudantil. Traz como resultado, a superioridade dos coeficientes acadêmicos dos estudantes bolsistas em relação aos não bolsistas, bem como uma taxa de evasão inferior dos bolsistas em relação aos demais estudantes do Câmpus.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0985356860371234pt_BR
dc.contributor.advisor1Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497450906300358pt_BR
dc.contributor.referee1Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.referee2Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.referee3Garcia, Carlos Mello-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIApt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGPGP_M_Cavalcanti, Rosangela Wojdela_2016.pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.