Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24280
Título: O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais
Autor(es): Watanabe, Alessandra Izumi Kinjo
Orientador(es): Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Jogos eletrônicos
Ciências Naturais
Educational technology
Electronic games
Natural Sciences
Data do documento: 29-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WATANABE, Alessandra Izumi Kinjo. O jogo digital como proposta metodológica no ensino de Ciências Naturais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A proposta deste trabalho é descrever como os jogos digitais podem contribuir no processo ensino-aprendizagem, das Ciências Naturais. O interesse pelos jogos digitais têm aumentando nos últimos anos, não somente no campo do entretenimento, como também no setor educacional. O jogo pode ser utilizado como forma de contextualizar o conhecimento científico, propiciando o diálogo e a participação efetiva entre o professor e o aluno, o que favorece a construção de um conhecimento que reflita nas ações práticas do cotidiano. Para essa proposta foi escolhido o jogo Immuno Rush, voltado para a divulgação de conhecimentos em imunologia, apresentando uma proposta desafiadora a cada fase, com informações conceituais sobre o tema essenciais para a elaboração de estratégias ao longo do jogo. O jogo digital pode proporcionar uma melhor relação entre o professor e o aluno. Como os estudantes demostram grande interesse por este recurso, pode se tornar um agente facilitador da aprendizagem. Por terem uma característica lúdica e ao mesmo tempo desafiadora, podem aumentar a capacidade na resolução problemas e auxiliar na compreensão de conhecimentos cientificos. Apesar dessas potencialidades, os jogos digitais ainda são poucos utilizados no ambiente escolar para como ferramenta pedagógica, no ensino fundamental, principalmente nas aulas de ciências.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24280
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_02.pdf605,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.