Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrêa, Danila Gomes-
dc.date.accessioned2021-02-19T19:08:29Z-
dc.date.available2021-02-19T19:08:29Z-
dc.date.issued2020-08-12-
dc.identifier.citationCORRÊA, Danila Gomes. Comunicação e educação escolar em tempos midiatizados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24295-
dc.description.abstractThis research shows the results from the analysis of studies about Educommunication, made in the last two decades by Adilson Citelli and Ismar de Oliveira Soares, two brazillian specialists in education and communication. The material analysed is made of papers published by the two aforementioned authors in the journal “Comunicação e Educação” (Communication and Education), from the Universidade de São Paulo (USP). The methodology, qualitative in nature, consists in a bibliography review, where the technique of thematical category analysis was used, observing reactions and obstacles in the interrelation education-communication, as well as the innovations using educommunication practices to education, proposed by the authors. The problematic then involves the non-consolidation of new ways of teaching and learning in the schooling practice, in conformity with the communicational culture that predominates in present-day’s mediatized society. This research’s social goal is to elevate the premise that schooling needs to be contextualized, such that the educational work satisfies the social aspirations of one’s formation. The research presents interconnections between education and communication, as well as the main ideas that the authors defend, treating the theme of Educommunication and its development in schooling practices in the present day and its obstacles to reach this propositions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMídia digital - Educaçãopt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital media - Educationpt_BR
dc.subjectMass mediapt_BR
dc.titleComunicação e educação escolar em tempos midiatizadospt_BR
dc.title.alternativeCommunication and schooling in mediatizated timespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o resultado da análise de alguns estudos sobre Educomunicação desenvolvidos nas duas últimas décadas por Adilson Citelli e Ismar de Oliveira Soares, especialistas em educação e comunicação no Brasil. O material de análise compõe publicações dos autores na revista eletrônica “Comunicação e Educação” da USP (Universidade de São Paulo). A metodologia de cunho qualitativo consistiu em revisão de literatura onde se aplicou a técnica da análise categorial temática observando encadeamentos e obstáculos na inter-relação educação/comunicação, bem como, as inovações propostas pelos autores à educação na atualidade a partir de práticas educomunicativas. A problemática envolve a não consolidação na prática escolar de novas formas de ensinar e aprender em conformidade com a cultura comunicacional predominante na sociedade contemporânea, tida como sociedade midiática. A função social da pesquisa está em elevar a premissa de que a educação escolar precisa estar contextualizada para que o trabalho educacional corresponda aos anseios sociais no que tange a formação dos sujeitos. A pesquisa apresenta interconexões entre educação e comunicação, assim como, as principais ideias defendidas pelos autores que tratam da temática da Educomunicação e seus desdobramentos nas práticas escolares na atualidade e os entraves para a consolidação destas proposições.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Catto, Camilo-
dc.contributor.referee1Catto, Camilo-
dc.contributor.referee2Mandaji, Carolina Fernandes da Silva-
dc.contributor.referee3Moliani, João Augusto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_12.pdf362,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.