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Título: O desenvolvimento de conteúdos e competências na disciplina de contabilidade gerencial
Título(s) alternativo(s): The development of contents and competences in the management accounting discipline
Autor(es): Luz, Lucineide Bispo dos Reis
Orientador(es): Aquino, Alysson Eduardo de Carvalho
Palavras-chave: Contabilidade gerencial - Estudo e ensino
Competências essenciais
Tecnologia educacional
Prática de ensino
Managerial accounting - Study and teaching
Core competencies
Educational technology
Student teaching
Data do documento: 29-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LUZ, Lucineide Bispo dos Reis. O desenvolvimento de conteúdos e competências na disciplina de contabilidade gerencial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a formação do profissional de Contabilidade considerando as competências e conteúdos propostos pelos Planos pedagógicos para a disciplina de Contabilidade Gerencial. A disciplina de Contabilidade Gerencial é considerada pelos alunos e profissionais da área contábil como uma das mais importantes e difíceis de serem aplicadas dentro e fora da sala de aula, ou seja, no mundo corporativo. Pode se observar tal evidência a partir da análise do resultado das Provas de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Com isso, essa pesquisa, a partir da realização do estudo bibliográfico acerca do assunto, pretendeu se avaliar o distanciamento que ocorre entre a teoria praticada pelas Instituições de Ensino Superior a partir da adoção do Plano Pedagógico do curso de Graduação em Ciências Contábeis, com a prática necessária para compreensão do conhecimento proposto pela disciplina. Como resultado da pesquisa, pode se apurar a importância em se adotar tecnologias (computadores, softwares e programas) a fim de desenvolver todos os conhecimentos e competências exigidas pela referida disciplina. A sugestão principal é que ocorra uma alteração no Plano Pedagógico da disciplina e com isso, as Instituições de Ensino Superior, passem a adotar o uso de tecnologia, a fim de unir a teoria proposta com a prática evidenciada na realidade das empresas.
Abstract: This research aims to discuss the training of Accounting professionals considering the skills and content proposed by the Pedagogical Plans in relation to the Management Accounting discipline. The Management Accounting discipline is considered by students and professionals in the accounting area as one of the most important and difficult to be applied inside and outside the classroom, that is, in the corporate world. Such evidence can be seen from the analysis of the result of the CFC Sufficiency Tests. With this, this research, starting from the bibliographic study on the subject, intended to evaluate the mismatch that occurs between the theory practiced by Higher Education Institutions from the adoption of the Pedagogical Plan of the Undergraduate Course in Accounting, with the necessary practice to understand the knowledge proposed by the discipline. As a result of the research, it is possible to determine the importance of adopting technology (computers, software and programs) in order to develop all the knowledge and skills required by that discipline. The main suggestion is that there should be a change in the Pedagogical Plan of that discipline and with that, the Higher Education Institutions, start to adopt the use of technology, in order to unite the proposed theory with the practice evidenced in the companies’ reality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24314
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