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Título: A mediação com uso das tecnologias digitais: o planejamento conforme a Base Nacional Comum Curricular
Autor(es): Vicente, Décio Soares
Orientador(es): Oliveira, Oséias Santos de
Palavras-chave: Educação
Tecnologia educacional
Planejamento
Mediação
Base Nacional Comum Curricular
Education
Educational technology
Planning
Mediation
Data do documento: 17-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VICENTE, Décio Soares. A mediação com uso das tecnologias digitais: o planejamento conforme a BNCC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Muito tem se falado em novos paradigmas da educação, que levam em consideração esta nova sociedade do conhecimento, da comunicação e da informação em rede. A partir dessa perspectiva contextual, esse estudo parte de uma pesquisa qualitativa de investigação exploratória, que visa analisar como ocorre a mediação do processo de ensino e a aprendizagem a partir de uma proposta de planejamento pautada na utilização das tecnologias digitais aliada às orientações que emanam da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De modo específico a pesquisa objetivou: a) Discutir as concepções que envolvem o planejamento de aula articulado a inserção das Tecnologias Digitais na Educação Básica; b) Identificar, a partir dos planejamentos de aulas disponíveis no Portal do Professor, Nova Escola, SAE Digital e Blogs/Redes Sociais relacionados ao ensino, como se dá a proposta de utilização às tecnologias digitais em sala de aula, de acordo com a BNCC; c) Analisar como os professores podem fazer a mediação entre o processo de ensino e a aprendizagem dos estudantes, a partir de uma proposta pautada na utilização das tecnologias digitais, como instrumento que favorece o desenvolvimento integral; d) d) Propor modelo de planejamento adequado as propostas da BNCC que valorize o uso de tecnologia digital, com base na teoria de Vygotsky (1987) e nos estudos de Asbahr (2005), Morais e Moura (2009) e Arruda (2012), dentre outros pesquisadores. A pesquisa exploratória foi realizada no ano de 2020, a partir da análise de planos de aula, elaborados por docentes e disponíveis na internet. Foram analisados quatro planos de aula, de diferentes áreas do conhecimento, que tinham como enfoque o uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. A análise efetivada permite destacar: 1) a falta de melhores aportes teórico-metodológicos para elaboração do plano de aula conforme a BNCC; 2) a falta de oferta de modelos e sugestões de planejamento de ensino no Portal do Professor, que contemple a atual legislação que está em plena transição; 3) O problema da recente implementação da legislação, que reflete em baixo engajamento de criação de espaços de debate em comunidades virtuais e blogs pessoais, entorno das vantagens e desvantagens da BNCC, e o trabalho de mediação do professor. Com as novas exigências legais, o docente, como mediador, passou a repensar a forma de organização do seu trabalho, o que é motivo para análise, que necessitam de uma interpretação em torno de sua eficácia.
Abstract: Much has been said as new education paradigms, which takes in consideration this new knowledge, communication and network information society. In this scenery, new challenges for teaching emerge, mainly with the emphasis on the development of the subjects’ skills, which is projected supported by the mediation work of the teacher, in a “new” school, where prioritize citizenship and socialization around the world of work. From this contextual perspective, this study starts from a qualitative research based on an exploratory research proposal that aims to analyze, from the situations of lesson planning, how the mediation work takes place between the teacher and the student’s learning, in a process of pedagogical practice that meets the legal requirements of the National Common Curricular Base (BNCC). Specifically, the work aimed to: a) Discuss the conceptions that involve lesson planning articulated with the insertion of Digital Technologies in Basic Education; b) Identify, from the lesson plans available on the internet, on the Teacher Portal and other research sources related to teaching, how the proposal for using digital technologies in the classroom occurs, according to the BNCC; c) Analyze how teachers can mediate between the teaching process and student learning based on a proposal based on the use of digital technologies as an instrument that favors integral development; d) Propose an appropriate planning model to BNCC proposals that value the use of digital technology. The exploratory research was made in 2020, based on the analysis of lesson plans, prepared by teachers and available on the internet. Four lesson plans were analyzed, from different areas of knowledge that focused on the use of digital technologies for the development of the teaching and learning process. The analysis accomplished allows contrasting: 1) The lack of better theoretical-methodological contributions for the preparation of the lesson plan according to the BNCC; 2) the lack of models and suggestions for teaching planning on the Teacher Portal, that contemplates the current legislation that is in full transition; 3) The problem of the recent implementation of the legislation, which reflects a low commitment to create spaces for debate in virtual communities and personal blogs about themes that reflect the advantages and disadvantages of using digital technologies according to the BNCC and the work of teacher mediation. With the new legal requirements, the teacher, as a mediator, began to rethink the form of organization of his work, which is a reason for analysis that needs an interpretation around its effectiveness.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24335
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