Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24403
Título: Gestão dos resíduos sólidos e o cenário da logística reversa no Brasil
Autor(es): Chen, Veronic Hah
Orientador(es): Mânica, Ricardo
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Logística
Administração pública
Integrated solid waste mangement
Logistics
Public administration
Data do documento: 13-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHEN, Veronic Hah. Gestão dos resíduos sólidos e o cenário da logística reversa no Brasil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A gestão dos resíduos sólidos tem sido um grande desafio para as cidades, uma vez que a geração de resíduos tem aumentado a cada ano devido ao crescimento populacional e também devido ao atual estilo de vida da população. Em 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a PNRS, deu importante papel aos Sistemas de Logística Reversa, quando instituiu a Responsabilidade Compartilhada a fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores no que tange a devolução de produtos/embalagens descartados para a sua destinação correta, usualmente a reciclagem, para sua reinserção na economia, aumentando assim o ciclo de vida dos produtos e minimizando o impacto no meio ambiente referente a extração desses materiais. Qual a participação da logística reversa na gestão dos resíduos sólidos no Brasil? O trabalho objetivou fazer uma descrição do cenário dos Resíduos Sólidos e dos Sistemas de Logística Reversa no Brasil, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a partir de uma análise quantitativa de dados disponibilizados principalmente pelas entidades gestoras responsáveis por cada sistema. A análise quantitativa dos índices de geração, coleta, destinação e composição dos resíduos permitiu concluir que a Logística Reversa responde por um volume ainda pequeno de resíduos que voltam à economia por meio da reciclagem, revelando um grande potencial para a expansão dos Sistemas de Logística Reversa.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24403
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_54.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.