Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24451
Título: Escolas municipais urbanas e “rurais”: uma análise sobre a infraestrutura escolar na microrregião de Itapetininga/SP (2012 e 2018)
Autor(es): Soares, Claudia Maria
Orientador(es): Castro, Eduardo Bernardes de
Palavras-chave: Escolas urbanas - Itapetininga (SP)
Escolas rurais - Itapetininga (SP)
Administração municipal
Tecnologia
Urban schools - Itapetininga (SP)
Rural schools - Itapetininga (SP)
Municipal government
Tecnology
Data do documento: 12-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOARES, Cláudia Maria. Escolas municipais urbanas e “rurais”: uma análise sobre a infraestrutura escolar na microrregião de Itapetininga/SP (2012 e 2018). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as escolas municipais urbanas e do campo no que diz respeito à infraestrutura escolar nos municípios de Alambari, Angatuba, Guareí, Itapetininga, urbes da microrregião de Itapetininga-SP. O lócus da pesquisa foi escolhido com base na área de atuação profissional e social da autora e com base na definição geopolítica da microrregião de Itapetininga (SP). O objetivo geral, dentro do recorte histórico definido, foi analisar a infraestrutura escolar levantada no âmbito das escolas municipais da microrregião indicada e, a partir desta análise, apontar a existência ou não de diferenças entre as infraestruturas das escolas do campo em relação às do espaço urbano. Para o alcance deste objetivo e direcionamento à resposta da questão problema, este estudo está disposto sobre os seguintes objetivos específicos: caracterizar os dados de infraestrutura escolar das escolas municipais dos municípios integrantes da microrregião de Itapetininga e realizar uma análise comparativa das conjunturas da infraestrutura escolar urbana e rural. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa classifica-se em exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, caracterizada por se utilizar de documentos para a coleta de dados, pois busca compreender de forma mais aprofundada este cenário. O estudo atravessou dois governos politicamente diferenciados, o recorte histórico adotado foi do ano de 2012, final da metade de um governo, até a primeira metade da última gestão 2018/2020. Concluiu-se que a gestão pública municipal dos municípios pesquisados neste estudo exibe no que alcança dados sobre infraestrutura das escolas urbanas em comparação às escolas do campo, dados que se inclinam para um favorecimento à escola urbana, ratificando estudos anteriores que abordam a precarização da escola do campo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24451
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_9.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.