Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24472
Título: Aplicação de recursos em educação e a relação com os índices educacional: o modelo do município de Treze Tílias - SC
Autor(es): Andrade, Tarcila Camargo Guimarães de
Orientador(es): Castro, Eduardo Bernardes de
Palavras-chave: Educação - Treze Tilias (SC)
Administração municipal - Treze Tilias (SC)
Indicadores educacionais
Orçamento
Education - Treze Tilias (SC)
Municipal government - Treze Tilias (SC)
Educational indicators
Budget
Data do documento: 12-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANDRADE, Tarcila Camargo Guimarães de. Aplicação de recursos em educação e a relação com os índices educacional: o modelo do município de Treze Tílias - SC. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Para atingir níveis satisfatórios de qualidade da educação na esfera pública se faz necessário uma gestão comprometida e o uso adequado dos recursos destinados à educação. Nessa óptica, o presente estudo buscou compreender como o munícipio de Treze Tílias no estado de Santa Catarina desenvolve a gestão da educação básica e consegue entregar à população um ensino com bons índices somado a uma estrutura satisfatória. Para tal análise, pesquisamos a respeito da estrutura e competências educacionais legais, os recursos públicos destinados à educação básica e sobre o orçamento público municipal: caracterização e sua relação com a educação. Utilizando-se de uma abordagem quali-quanti, este estudo de caso realizou pesquisa documental e analisou o cenário educacional do município em correlação com o planejamento orçamentário, traçando um paralelo com dois municípios (Água Doce e Catanduvas) de perfil populacional e orçamentários semelhantes da mesma região. A análise permitiu concluir que o grande diferencial do município de Treze Tílias em termos do cenário educacional de destaque, pode ser justificado muito mais pela boa gestão dos recursos públicos do que pela quantidade dos recursos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24472
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_45.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.