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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoni, Djones Aldivo-
dc.date.accessioned2021-04-01T14:14:57Z-
dc.date.available2021-04-01T14:14:57Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationBONI, Djones Aldivo. Ensinando probabilidade com o jogo de dados de Mozart. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24601-
dc.description.abstractThe present work’s objective is to elaborate a proposal to teach probabilities, based on Mozart’s Dice Game. The research presents itself with an exploratory-descriptive characteristic, developing a proposal that uses group activities with targeted discussions, so that students raise hypotheses, discuss methods to test them and, thereby, solve the suggested problems. Within the proposal are adressed: concepts of combinatorics, probabilities, probability distributions and the use of experimentation to test probabilistic hypotheses. Additional content was prepared as a supplement to the proposal: an educational product (in the form of a website), teaching materials and a selection of technological resources available on the internet. In addition, it was carried out a field research, applying the teaching proposal with high school and first undergraduate students, followed by an evaluation questionnaire. For this, the proposal was adapted to the format of a videoconference and it was applied to high school students, as well as a supplementary application with a video class with high school and first undergraduate students. The questionnaire applied to students sought to identify the target audience, ascertain aspects of interest and identify learning attributes about them. In the evaluation of the responses to the questionnaire the following impressions were identified: positive reaction of the students, interest in the subject and learning of the content, which positively may have been influenced by personal motivations of the students, such as liking music, playing musical instruments or enjoying math.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMúsica no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectGames of chance (Mathematics)pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectMusic in mathematics educationpt_BR
dc.titleEnsinando probabilidade com o jogo de dados de Mozartpt_BR
dc.title.alternativeTeaching probability with Mozart’s dice gamept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é elaborar uma proposta de ensino do conteúdo de probabilidade, baseada no Jogo de Dados de Mozart. A pesquisa apresenta-se com caráter exploratório-descritivo, desenvolvendo uma proposta que faz uso de atividades em grupo e discussões direcionadas, de forma que os alunos realizem o levantamento de hipóteses, discutem métodos para testá-las e, a partir disso, cheguem à resolução dos problemas sugeridos. Nela, são abordados conceitos de combinatória, de probabilidade, de distribuição de probabilidades e o uso da experimentação para testar hipóteses probabilísticas. Como suplemento à proposta foram elaborados: um produto educacional (em formato de website), materiais de ensino e uma seleção de recursos tecnológicos disponíveis na internet. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo, aplicando a proposta de ensino com alunos de Ensino Médio e de primeiro período de cursos de Graduação, seguida por um questionário de avaliação. Para tanto, a proposta foi adaptada para o formato de uma videoconferência e foi aplicada com alunos de Ensino Médio, além de uma aplicação suplementar em modelo de videoaula com alunos de Ensino Médio e de primeiro período de cursos de Graduação. O questionário aplicado aos alunos buscou identificar o público alvo, averiguar aspectos de interesse e identificar atributos de aprendizado dos alunos. Na avaliação das respostas ao questionário foram identificadas as seguintes impressões: reação positiva dos alunos, interesse no assunto e aprendizado do conteúdo, o que pode ter sido influenciado positivamente por motivações pessoais dos alunos, como gostar de música, tocar instrumentos musicais ou apreciar a matemática.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1393-4393pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418473327441555pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Rodrigo Manoel Dias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2806-8579pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540621572563154pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Coca Salazar, Andrés Eduardo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1222-1017pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9651142799957514pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Rodrigo Manoel Dias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2806-8579pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540621572563154pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Leandro da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4538597220747410pt_BR
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
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