Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Fernando Antunes-
dc.date.accessioned2021-04-12T11:56:43Z-
dc.date.available2021-04-12T11:56:43Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Fernando Antunes. Análise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusters. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24721-
dc.description.abstractThis paper includes the initial stage of an energy pre diagnosis, which consists in the remote analysis of the consumption of electricity of public schools establishing indicators that directly assist in the process of choosing institutions able to carry out the implementation of energy efficiency programs in their facilities. The prospection took place electronically directly with the Department of Education of the State of Santa Catarina and with some Municipal Departments of Education. The sampling was 938 electricity bills, issued by the concessionaire from January 2017 to August 2018, belonging to 75 school units, located in 27 municipalities in the Midwest region of the State. The data collection and processing process used information presents on electricity bills with the structural characteristics of each educational institution, as well as operational protocols and the number of enrolments per class. Energy Efficiency Indicators were determined, based on the consumption ratio in kWh by the number of students, number of teachers and by built useful area, considering classrooms, computer labs, sports gymnasiums and cafeterias. The structure of the work was organized according to the Hierarchical Process Analysis method -AHP. The proposal of this work showed four clusters organized, such as the levels of human development index (HDI) of the municipalities involved, the respective places of installation in the urban perimeter or rural area, and the specification according to the three stages of the Law of Guidelines and Bases for Basic Education (early childhood education, elementary and high school) and the corresponding shifts of class (morning, evening and night) as well as their different combinations. This procedure measured missing terms by explaining the results in charts and tables. With this process it was possible to determine the average energy consumption of these school units according to similarities, as well as classify institutions that need energy efficiency actions as a priority. Some results showed that the least energy-efficient school in the region, according to the proposed indicators, is in the municipality with the highest HDI.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Consumopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Indicadorespt_BR
dc.subjectCluster (Sistema de computador)pt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectElectric power consumptionpt_BR
dc.subjectElectric power - Directoriespt_BR
dc.subjectClusterpt_BR
dc.titleAnálise sistêmica de indicadores de eficiência energética utilizando método AHP em escolas públicas classificadas por clusterspt_BR
dc.title.alternativeSystemic analysis of energy efficiency indicators using AHP method in public schools classified by clusterspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho contempla a etapa inicial de um pré-diagnóstico energético, o qual consiste na análise remota do consumo de energia elétrica de escolas públicas,estabelecendo indicadores que auxiliam diretamente no processo de escolha de instituições aptas a realizar a implantação de programas de eficiência energética em suas instalações. As prospecções ocorreram por meio eletrônico diretamente com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e com algumas Secretarias Municipais de Ensino. A amostragem foide938 faturas de energia elétrica, emitidas pela concessionária no período de janeiro de 2017 a agosto de 2018, pertencentes à 75 unidades escolares, localizadas em 27 municípios da Região Meio Oeste do Estado. O processo de coleta e tratamento de dados ponderou informações despendidas nas faturas com as características estruturais de cada instituição de ensino, bem como protocolos operacionais e a quantidade de matrículas por classe. Foram determinados indicadores de eficiência energética, fundamentados na relação de consumo em kWh pela quantidade de alunos, quantidade de professores e por área útil edificada,incluindo salas de aula, laboratórios de informática, ginásios de esportes e refeitórios. A estrutura do trabalho foi organizada baseando-se no método de Análise Hierárquica de Processos –AHP.A proposta deste trabalho evidenciou quatro clusters que estão classificados de acordo com os níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)dos municípios envolvidos,os respectivos locais de instalação no perímetro urbano ou área rural,a especificação em concordância com as três etapas da Lei de Diretrizes e Bases para Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e os turnos correspondentes de aula (matutino, vespertino e noturno), bem como suas diferentes combinações. Este procedimento mensurou termos ausentes explanando os resultados em gráficos e tabelas. Com este processo foi possível determinar as médias de consumo de energia destas unidades escolares adequando conforme similaridades, assim como classificar instituições que necessitam de ações de eficiência energética prioritariamente. Alguns resultados obtidos demonstraram que a escola menos eficiente energeticamente da região, segundo os indicadores propostos, encontra-se no município com o IDH mais elevado.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2681-4072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1818125394384135pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Juliano de Pelegrini-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4346-1021pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6067809162522750pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lafay, Jean Marc Stephane-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8911-6891pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3161422723738649pt_BR
dc.contributor.referee1Barriquello, Carlos Henrique-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4454-6809pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4127396473202565pt_BR
dc.contributor.referee2Torrico, Cesar Rafael Claure-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2253-7354pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2592799393618205pt_BR
dc.contributor.referee3Lopes, Juliano de Pelegrini-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4346-1021pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6067809162522750pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Ricardo Vasques de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7510520963824716pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eficienciaenergeticaescolaspublicas.pdf8,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.