Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamasceno, Marcela Pimenta Furtado-
dc.date.accessioned2021-04-12T15:40:40Z-
dc.date.available2021-04-12T15:40:40Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Marcela Pimenta Furtado. Ensinando geometria não euclidiana na educação básica: uma proposta relacionando as geometrias esférica e hiperbólica. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24724-
dc.description.abstractIn this work we present a spherical and hyperbolic geometries teaching approach for the secondary education, in which the software Geogebra is used. This study is developed from the geometries of the spherical and hyperbolic spaces, its projections and symmetries. In addition, the non-Euclidean models can be naturally obtained from the hyperbolic space projections in the plane, which is inspired by the Beltrami’s ideas in the creation of these models. These projections are similar to different map projections. Therefore, there is a conection between these geometries, which contributes for the learning process of such concepts. The study of the projections also allows, in a natural way, the students to make a piece of art using “hyperbolic” tilings which can have a visual appeal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGeometria não-Euclidianapt_BR
dc.subjectGeometria hiperbólicapt_BR
dc.subjectEsferapt_BR
dc.subjectGeodésiapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMapas - Projeçãopt_BR
dc.subjectGeometry, Non-Euclideanpt_BR
dc.subjectGeometry, Hyperbolicpt_BR
dc.subjectSpherept_BR
dc.subjectGeodesypt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectMap - Projectionpt_BR
dc.titleEnsinando geometria não euclidiana na educação básica: uma proposta relacionando as geometrias esférica e hiperbólicapt_BR
dc.title.alternativeTeaching non-euclidean geometry in the secondary education: an approach which connects spherical and hyperbolic geometriespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de ensino para a educação básica a qual aborda as geometrias esférica e hiperbólica, com a utilização do software Geogebra. Esse estudo é feito a partir das geometrias dos espaços esférico e hiperbólico, suas projeções e simetrias. Além disso, os modelos de geometria não euclidiana podem ser obtidos naturalmente de projeções do espaço hiperbólico no plano, o que tem inspiração nas ideias de Beltrami para a criação desses modelos.Essas projeções são análogas a diferentes mapeamentos cartográficos. Dessa forma, há uma conexão entre essas duas geometrias, contribuindo para o processo de aprendizagem de tais conceitos. O estudo de projeções ainda permite, de forma natural, realizar trabalhos artísticos com ladrilhamentos “hiperbólicos”, que podem ter apelo visual para os estudantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3189-767Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119304806912451pt_BR
dc.contributor.advisor1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8038-7713pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.contributor.referee1Lisboa, Andre Fabiano Steklain-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5964-2137pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6860638134885758pt_BR
dc.contributor.referee2Doria, Celso Melchiades-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9044-0795pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9973269052280833pt_BR
dc.contributor.referee3Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8038-7713pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geometrianaoeuclidianaeducacao.pdf21,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons