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dc.creatorSilva, Barbarah Conrado de Almeida-
dc.date.accessioned2021-04-15T17:02:00Z-
dc.date.available2021-04-15T17:02:00Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationSILVA, Barbarah Conrado de Almeida. Ensino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24765-
dc.description.abstractEcology is a relatively young science and has several nuances, strands and peculiarities. Coined in the 19th century, it has been used constantly in the 21st century by the media, especially due to the human being's bad actions in the environment. The media makes use of its terms, mainly, with the objective of alarming, often, a sensationalist content. In addition, with the Internet, the circulation of false news makes the school more engaged in the production and transmission of serious and concrete knowledge to combat ignorance. The journals have numerous publications, but few deal with the teaching of ecology, and even less with the teaching of ecology in basic education. The present work aimed to reduce this scarcity, discussing authors who deal with ecology from different perspectives, its history, its aspects. Through a survey of Brazilian academic production regarding the teaching of Ecology content and exploratory and qualitative analysis, the objective was to evaluate the pedagogical methodologies used for the teaching of ecology in the early years of elementary school. The results obtained show us that participatory, practical and interactive methodologies enrich the transmission of knowledge and are great tools to create reflective thinking and raise the need for much needed change for generations to come. From this, we can conclude that we are moving towards visuality, because over the years of the studies analyzed, we see that the media are improving.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEcologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.titleEnsino de ecologia no Brasil: uma análise de metodologias pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEcology teaching in Brazil: an analysis of pedagogical methodologies in the early years of elementary educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA ecologia é uma ciência relativamente jovem e possui diversas nuances, vertentes e peculiaridades. Cunhada no século XIX, ela tem sido usada constantemente no século XXI pela mídia, sobretudo pelas más ações do ser humano no meio ambiente. A mídia faz uso de seus termos, principalmente, com o objetivo de alarmar, muitas vezes, um conteúdo sensacionalista. Além disso, com a internet, a circulação de notícias falsas faz com que a escola seja mais engajada na produção e transmissão de conhecimento sério e concreto para combater a ignorância. Os periódicos contam com numerosas publicações, mas poucas tratam do ensino de ecologia, e menos ainda do ensino de ecologia na educação básica. O presente trabalho almejou diminuir essa escassez, discutindo autores que tratam da ecologia a partir de diversas perspectivas, sua história, suas vertentes. Por meio de um levantamento da produção acadêmica brasileira referente ao ensino de conteúdos de Ecologia e da análise exploratória e qualitativa, objetivou-se avaliar as metodologias pedagógicas utilizadas para o ensino da ecologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos nos mostram que as metodologias participativas, práticas e interativas, enriquecem a transmissão de conhecimentos e são ótimas ferramentas para criar o pensamento reflexivo e suscitar a necessidade de mudança tão necessária para as gerações vindouras. A partir disso, podemos concluir que caminhamos para a visualidade, pois ao longo dos anos dos estudos analisados, vemos que as mídias vão se aprimorando.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee1Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee2Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.referee3Estevan, Daniela Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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