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Título: Compras compartilhadas como ferramenta para a otimização dos processos de aquisições de materiais no âmbito da UTFPR
Título(s) alternativo(s): Shared purchases as a tool for optimizing UTFPR material purchase processes
Autor(es): Brito, Juliano Camargo de
Orientador(es): Patuzzo, Genilson Valotto
Palavras-chave: Compras (Serviço público)
Compras (Serviço público) - Legislação
Licitação pública
Administração pública
Government purchasing
Government purchasing - Law and legislation
Letting of contracts
Public administration
Data do documento: 5-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: BRITO, Juliano Camargo de. Compras compartilhadas como ferramenta para a otimização dos processos de aquisições de materiais no âmbito da UTFPR. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: A prestação de serviços públicos à sociedade demanda a realização de inúmeras compras, que via de regra são realizadas mediante licitação. No âmbito do Poder Executivo Federal, estes processos ocorrem de forma independente. Contudo, este cenário tende a mudar nos próximos anos, visto que a área de compras públicas vem passando por um processo de inovação, tanto pelo aperfeiçoamento da legislação, quanto pela implementação de novas ferramentas aos órgãos governamentais, aos fornecedores e à sociedade em geral. Entre estas mudanças, destaca-se a exigência de elaboração do Plano Anual de Contratações de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações, aplicável à Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Este plano, que visa auxiliar o gestor nos processos de planejamento e de tomada de decisão, tem entre seus objetivos a ampliação da realização de compras compartilhadas entre as instituições e a viabilização de novas oportunidades de ganhos de escala. Diante deste contexto, verifica-se a oportunidade para a realização da pesquisa em tela, a qual tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma proposta que descreva as etapas necessárias para a ampliação das compras compartilhadas de materiais no âmbito da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada a abordagem de pesquisa mista, em um estudo de campo realizado mediante fontes bibliográficas e documentais. Para a coleta de dados realizou-se o levantamento das licitações realizadas pelas quatorze Unidades Administrativas de Serviços Gerais componentes do sistema UTFPR (Reitoria e os treze Câmpus) durante o ano de 2019, na modalidade pregão, na forma eletrônica, e que tiveram como objeto a aquisição de materiais de consumo e materiais permanentes. Por meio deste procedimento, chegou-se ao total de 207 processos, os quais foram organizados e analisados pelo autor por meio de indicadores específicos constantes no tópico 3.4 deste trabalho, assim como pela experiência acumulada ao longo dos anos com a atuação como Pregoeiro do Câmpus Campo Mourão. Os resultados obtidos indicaram a existência de, no mínimo, três distorções impeditivas à realização das compras compartilhadas: descentralização do planejamento de compras; inexistência de calendário unificado e repetição de processos similares entre as UASG’s. A etapa final consistiu no desenvolvimento de uma proposta com a descrição das etapas necessárias para a ampliação das compras compartilhadas no âmbito da UTFPR, sendo caracterizada como uma inovação incremental de processo.
Abstract: The provision of public services to society requires numerous purchases, which, as a rule, are carried out through competitive bidding. Within the scope of the Federal Executive Power, these processes occur independently. However, this scenario tends to change in the coming years, as the public procurement area has been going through an innovation process, both for the improvement of legislation, and for the implementation of new tools to government agencies, suppliers, and society in general. Among these changes, what stands out is the requirement to prepare the Annual Plan for the Procurement of goods, services, works, and technology solutions for information and communications, applicable to the Brazilian Federal Direct, Autonomous, and Foundational Public Administration. This plan, which aims to assist the manager in the planning and decision-making processes, has as one of its objectives the expansion of shared purchases between institutions and the feasibility of new opportunities for scale gains. In this context, there is an opportunity to carry out the research on screen, which has as main objective the development of a proposal that describes the necessary steps for the expansion of shared purchases within the scope of the Federal Technological University of Paraná – UTFPR. For the development of this study, the mixed research approach was used, in a field study carried out through bibliographic and documentary sources. For data collection, bids were carried out by the fourteen Administrative Units of General Services that are components of the UTFPR system (Rectory and thirteen Campus) during 2019, in the trading session, in electronic form, and whose object was the purchase of consumables and permanent materials. Through this procedure, a total of 207 processes were reached, which were organized and analyzed by the researcher through specific indicators contained in topic 3.4 of this work, as well as by experience accumulated over the years with the performance as Bidding Agent of Campo Mourão campus. The results obtained indicated the existence of, at least, three distortions that hinder the realization of shared purchases: decentralization of purchase planning; inexistence of a unified timetable, and repetition of similar processes between AUGSs. The final step consisted of developing a proposal with the description of the necessary steps for the expansion of shared purchases within the scope of UTFPR, being characterized as an incremental process innovation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24832
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