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Título: Representações da realidade brasileira nos primeiros anos da ditadura militar: um diálogo entre Rogério Sganzerla e Rubem Fonseca
Título(s) alternativo(s): Representations of Brazilian reality in the first years of military dictatorship: a dialogue between Rogério Sganzerla and Rubem Fonseca
Autor(es): Faccio, João Pedro Cardoso
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Cinema
Representações sociais
Ditadura - Brasil
Censura
Ditadura na literatura
Motion pictures
Social representations
Dictatorship - Brasil
Censorship
Dictatorship in literature
Data do documento: 1-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FACCIO, João Pedro Cardoso. Representações da realidade brasileira nos primeiros anos da ditadura militar: um diálogo entre Rogério Sganzerla e Rubem Fonseca. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar, por meio de contos das primeiras produções de Rubem Fonseca e do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, elementos de representação da realidade brasileira nos primeiros anos da Ditadura Militar, na década de 1960. A hipótese foi baseada na possibilidade de as construções narrativas de Fonseca e Sganzerla formarem-se sob a égide do “rebaixamento humano”, o grotesco. Para isso, esta dissertação realizou um percurso que buscou compreender alguns dos principais modos de ficção baseada na realidade social. Após, o trabalho se concentrou nas biografias de Sganzerla e Fonseca, a fim de identificar as principais influências e fontes de criação. Em sequência, houve também uma análise das situações da Literatura e do Cinema como artes importadas da Europa para terras brasileiras. Por fim, e com maior foco, esta dissertação realizou uma análise dos contos “Fevereiro ou Março”, “A Coleira do Cão” e “Manhã de Sol”, de Rubem Fonseca, e do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, a fim de aproximar os autores em um diálogo sobre a representação da realidade brasileira em suas obras. A análise foi centrada nas marcas do grotesco como categoria estética, de modo a verificar se essas marcas foram preponderantes na estratégia narrativa dos autores e também na sociedade brasileira, sobretudo a partir da década de 1960. No corpus deste trabalho, entre os principais autores que constituíram o embasamento crítico-teórico, estão Alfredo Bosi, Antonio Candido, Jean-Claude Bernardet, Karl Erik Schøllhammer, Leyla Perrone Moisés, Muniz Sodré, Raquel Paiva, Paulo Emílio Salles Gomes, Ruben George Oliven e Tânia Pellegrini. A complexidade criativa de Fonseca e Sganzerla somada à temática da marginalidade e às intrincadas relações sociais no Brasil justificam este trabalho como um esforço para tornar tais discussões mais críticas e profundas.
Abstract: This work aimed to investigate, through short stories from the first productions of Rubem Fonseca and the film O Bandido da Luz Vermelha, by Rogério Sganzerla, elements of representation of the Brazilian reality in the early years of the Military Dictatorship, in the 1960s. The hypothesis was based on the possibility that the narrative constructions of Fonseca and Sganzerla were formed under the aegis of the “human debasement”, the grotesque. Therefore, this dissertation carried out a journey that sought to understand some of the main modes of fiction based on social reality. Afterwards, the work focused on the biographies of Sganzerla and Fonseca, in favor of identify the main influences and sources of creation. In sequence, there was also an analysis of the situations of Literature and Cinema as arts imported from Europe to Brazilian lands. Finally, and with greater focus, this dissertation executed an analysis of the short stories “Fevereiro ou Março”, “A Coleira do Cão” and “Manhã de Sol”, by Rubem Fonseca, and the film O Bandido da Luz Vermelha, by Rogério Sganzerla, in order to bring together the authors in a dialogue about the representation of the Brazilian reality in their works. The analysis was centered on the marks of the grotesque as an aesthetic category, with a view to verify whether these marks were preponderant in the narrative strategy of the authors and also in Brazilian society, especially from the 1960s. In the corpus of this work, among the main authors who constituted the critical-theoretical basis, are Alfredo Bosi, Antonio Candido, Jean-Claude Bernardet, Karl Erik Schøllhammer, Leyla Perrone Moisés, Muniz Sodré, Raquel Paiva, Paulo Emílio Salles Gomes, Ruben George Oliven and Tânia Pellegrini. The creative complexity of Fonseca and Sganzerla, added to the theme of marginality and the intricate social relations in Brazil justify this work as an effort to make such discussions more critical and profound.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24861
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