Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPanossian, Maria Lucia (org.)-
dc.creatorOliveira, Luciana Schreiner de (org.)-
dc.date.accessioned2021-05-11T22:15:29Z-
dc.date.available2021-05-11T22:15:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPANOSSIAN, Maria Lucia; OLIVEIRA, Luciana Schreiner de (org.). Didática da matemática: a organização da disciplina e a produção dos licenciandos. Curitiba: EDUTFPR, 2021. E-book.pt_BR
dc.identifier.isbn9786588596579pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24922-
dc.description.abstractThis book presents the production of undergraduate students in the Mathematics Degree at the Federal University of Technology, Paraná, Câmpus Curitiba, elaborated during the Didactics of Mathematics, an elective course in the 2nd semester of 2016. The objective of the course was to study and discuss theoretical foundations of didactics of mathematics as a field of practices and research, enabling undergraduates to understand the implications of conceptions about mathematics’ teaching that interfere in the planning and actions of teacher practice. In order to achieve this objective, it was intended to trigger the students’ activity, based on the need to think about the teaching organization and establish the actions and operations of learning about teaching. Each learning action in the discipline then had an intentional aspect (directed towards an objective) and an operational aspect (defined by the conditions for its realization). Thus, the three main actions within the discipline referred to the reading and discussion of previously defined texts related to graduating as a teacher; studies on school practices and challenges in organizing the teaching of mathematical content chosen by students; research on classroom practice based on a question formulated individually by undergraduates. The reflective syntheses of some students in this course make up this book and reveal that becoming a teacher requires the continuous search for possibilities and conditions for the teaching organization considering the specificity of the content to be taught, the characteristics of learning and development of students, the conditions of the school environment, among other aspects that involve planning and working in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEDUTFPRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleDidática da matemática: a organização da disciplina e a produção dos licenciandospt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.description.resumoEste livro apresenta a produção de graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba elaborados durante a disciplina Didática da Matemática, optativa do curso no 2º semestre de 2016. O objetivo da disciplina era o de estudar e discutir fundamentos teóricos da didática da matemática como campo de práticas e pesquisas possibilitando aos licenciandos compreender as implicações das concepções sobre o ensino da matemática que interferem no planejamento e ações da prática do professor. Para atingir este objetivo pretendeu-se desencadear a atividade dos estudantes, a partir da necessidade de pensar a organização do ensino e estabelecer as ações e operações de aprendizagem sobre a docência. Cada ação de aprendizagem na disciplina teve então um aspecto intencional (direcionado a um objetivo) e um aspecto operacional (definido pelas condições para sua concretização). Assim, as três principais ações dentro da disciplina referiam-se a leitura e discussão de textos previamente definidos referentes ao formar-se professor; estudos sobre práticas escolares e desafios de organização do ensino de conteúdos matemáticos escolhidos pelos estudantes; investigação sobre a prática de sala de aula a partir de uma questão formulada individualmente pelos licenciandos. Os registros reflexivos de alguns dos estudantes desta disciplina compõe este livro e revelam que formar-se professor exige a busca contínua de possibilidades e condições para a organização do ensino considerando a especificidade do conteúdo a ser ensinado, as características de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, as condições do ambiente escolar entre outros aspectos que envolvem o planejamento e o trabalho em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
didaticamatematicaproducaolicenciandos.pdf19,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons