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Título: Análise dos indicadores e critérios dos rankings globais de universidades pela ótica do conceito de universidade empreendedora
Título(s) alternativo(s): Analysis of the global university rankings indicators and criteria from the viewpoint of the entrepreneurial university concept
Autor(es): Dolcimasculo, Aline
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Universidades e faculdades - Administração
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Universidades e faculdades - Avaliação - Indicadores
Universidades e faculdades - Avaliação - Metodologia
Análise de conteúdo (Comunicação)
Universities and colleges - Administration
Entrepreneurship
Technological innovations
Universities and colleges - Evaluation - Directories
Universities and colleges - Evaluation - Methodology
Content analysis (Communication)
Data do documento: 28-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DOLCIMASCULO, Aline. Análise dos indicadores e critérios dos rankings globais de universidades pela ótica do conceito de universidade empreendedora. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os indicadores e critérios dos rankings globais de universidades, com foco institucional de avaliação, relacionando-os com o conceito de universidade empreendedora. Na era do conhecimento, as instituições de ensino superior têm um papel relevante no processo de inovação e empreendedorismo da região em que se encontram. O conceito de universidade empreendedora pode ser a chave para os desafios das universidades no contexto atual, pois são universidades que mudam seus processos e estruturas tradicionais, respondendo às demandas da sociedade, com ações empreendedoras que visam ao desenvolvimento econômico e social da região, sem abandonar os valores educacionais básicos de uma instituição de ensino superior. O estudo justifica-se devido à importância social, econômica e política que as partes interessadas estão dando a cada divulgação dos rankings internacionais de universidades e o início das discussões sobre mensuração da universidade empreendedora, como o projeto colaborativo GEUM – Global Entrepreneurial University Metrics. Para tanto, a estratégia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa e com finalidade descritiva, utilizando os dados secundários obtidos pelos rankings internacionais de universidades para obter informações de indicadores e critérios de avaliação e a revisão sistemática de literatura, utilizando os procedimentos de análise de conteúdo para obter as características de uma universidade empreendedora. Para auxiliar na análise temática, foram atribuídos fatores formais, informais e internos que influenciam o desenvolvimento de uma universidade empreendedora. Foram identificadas 160 características de universidades empreendedoras distribuídas em 24 fatores institucionais nas cinco categorias analíticas do estudo, que são corpo acadêmico, cultura empreendedora, gestão acadêmica, renda diversificada e suporte à inovação. As agências de ranqueamento internacionais selecionadas foram CWUR, QS, THE, RUR e U-Multirank, pela abordagem institucional de avaliação, analisando a evolução dos indicadores até o presente momento e na sequência foi feita a relação entre as características encontradas da análise de conteúdo com os atuais indicadores e critérios dos rankings. Pode-se considerar o instrumento de avaliação do U-Multirank como o que mais se aproxima do conceito de universidade empreendedora, com 74% dos indicadores. No entanto, mesmo assim, importantes características não apareceram no instrumento, como estratégia de gestão acadêmica, qualificação do corpo acadêmico sobre práticas de mercado, política de incentivo às ações empreendedoras, estrutura organizacional com autonomia, educação empreendedora e infraestrutura e recurso para apoiar a inovação e empreendedorismo.
Abstract: This paper aims to analyze the indicators and criteria of the world university rankings, with an institutional focus of evaluation, relating them with the concept of entrepreneurial university. In the age of knowledge, higher education institutions have a relevant role in the process of innovation and entrepreneurship in the region in which they find themselves. The concept of entrepreneurial university can be the key to the challenges of universities in the current context, as they are universities that change their traditional processes and structures, responding to the demands of society, with entrepreneurial actions aimed at the economic and social development of the region, without abandoning the basic educational values of a higher education institution. The study is justified due to the social, economic and political importance that stakeholders are giving to each disclosure of international university rankings and the beginning of discussions on the measurement of the entrepreneurial university, such as the collaborative project GEUM – Global Entrepreneurial University Metrics. Therefore, the research strategy adopted is of a qualitative nature and with an descriptive purpose, using secondary data obtained by the international rankings of universities to obtain information on indicators and evaluation criteria and the systematic literature review, using procedures from content analysis to obtain the characteristics of an entrepreneurial university, to assist in thematic analysis, formal, informal and internal factors that influence the development of an entrepreneurial university were attributed. It was identified160 entrepreneurial university characteristics, distributed over 24 institutional factors in the five analytical categories of the study, which are academic staff, entrepreneurial culture, academic management, diversified income and support for innovation. The international ranking agencies selected were CWUR, QS, THE, RUR and U-Multirank, by the institutional assessment approach, analyzing the evolution of the indicators to date and then the relationship between the characteristics found in the thematic analysis with the current ranking indicators and criteria. The U-Multirank evaluation instrument can be considered as the closest to the concept of entrepreneurial university, with 74% of the indicators. However, even só, important characteristics did not appear in the instrument as an academic management strategy, qualification of the academic staff on market practices, policy to encourage entrepreneurial actions, organizational structure with autonomy, entrepreneurial education and infrastructure and resources to support innovation and entrepreneurship.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24957
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