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dc.creatorCoutinho, Emildo Pereira-
dc.date.accessioned2021-05-16T20:17:16Z-
dc.date.available2021-05-16T20:17:16Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Emildo Pereira. Adeus às ilusões: frustração com o jornalismo em alguns romances em português (ou o comércio que envenena, jornalismo que mata e técnica sem saída). 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24960-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze and compare seven novels and a short story in Portuguese (totaling eight texts) that show the representation of frustration regarding the profession of journalist in Brazil in the 20th century. The following texts were chosen and analyzed in chronological order: Recordações do Escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto), A Sucessora (Carolina Nabuco), O Inferno é Aqui Mesmo (Luiz Vilela), Abraçado ao Meu Rancor (João Antônio), Adeus, Princesa (Clara Pinto Correia) O Suicida Feliz (Paulo Nogueira), O Ponto da Partida (Fernando Molica) e Jamais Serás um Dhimas Draumann (Emildo Coutinho). As a parameter of criticism, we observe the effects brought on the characters-journalists of these narratives as to their ethical dilemmas and life projects, which point to a final effect of disillusion, frustration and resentment in view of the prospects for acting in this profession. Starting from a point of view related to comparative literature, this work sought to understand the representation of the journalist’s dilemmas with a multidisciplinary reading, involving a critical perspective of communication and technology, in addition to dialogue with the concept of illusion of Freudian psychoanalysis. At the end of the work, we conclude that the characteristic common to the characters-journalists of these narratives is the frustration at being faced with an activity that, although defending the ideals of freedom and clarification, is well integrated with an idea of conformity regarding the consumer society, but at the same time to fight permanently to maintain the ideals of the profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Séc. XXpt_BR
dc.subjectJornalismo e literaturapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRepresentação (Literatura)pt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectBrazilian literature - 20th centurypt_BR
dc.subjectJournalism and literaturept_BR
dc.subjectTecnologypt_BR
dc.subjectRepresentation (Literature)pt_BR
dc.subjectCharacterpt_BR
dc.titleAdeus às ilusões: frustração com o jornalismo em alguns romances em português (ou o comércio que envenena, jornalismo que mata e técnica sem saída)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar e comparar sete romances e um conto em língua portuguesa (totalizando oito textos) que mostram a representação da frustração quanto à profissão de jornalista no Brasil no século XX. Foram escolhidos e analisados, em ordem cronológica, os seguintes textos: Recordações do Escrivão Isaías Caminha (Lima Barreto), A Sucessora (Carolina Nabuco), O Inferno é Aqui Mesmo (Luiz Vilela), Abraçado ao Meu Rancor (João Antônio), Adeus, Princesa (Clara Pinto Correia) O Suicida Feliz (Paulo Nogueira), O Ponto da Partida (Fernando Molica) e Jamais Serás um Dhimas Draumann (Emildo Coutinho). Como parâmetro de crítica, observamos os efeitos trazidos sobre as personagens-jornalistas dessas narrativas quanto a seus dilemas éticos e projetos de vida, que apontam para um efeito final de desilusão, frustração e rancor diante das perspectivas de atuação nessa profissão. Partindo de um ponto de visão relacionado à literatura comparada, esse trabalho procurou entender a representação dos dilemas do jornalista com uma leitura multidisciplinar, envolvendo uma perspectiva crítica da comunicação e da tecnologia, além do diálogo com o conceito de ilusão da psicanálise freudiana. Ao final do trabalho, concluímos que a característica comum às personagens-jornalistas dessas narrativas é a frustração por se deparar com uma atividade que, embora defenda os ideais de liberdade e esclarecimento, está bastante integrada a uma ideia de conformismo quanto à sociedade de consumo, mas ao mesmo tempo a lutar permanente para manter os ideais da profissão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9648-4190pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346630994560089pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonca, Janiclei Aparecida-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8677-6798pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6479907492740156pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee3Cantarin, Marcio Matiassi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-2133pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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