Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24999
Título: Organização e perspectivismo ameríndio: uma possibilidade para multiplicidade conceitual
Título(s) alternativo(s): Organization and amerindian perspectivism: possibility for a conceptual multiplicity
Autor(es): Daher, Stephanie
Orientador(es): Seifert Junior, Rene Eugenio
Palavras-chave: Organização
Estudos ameríndios
Antropologia - Pesquisa
Multiculturalismo
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Guattari, Félix, 1930-1992
Organization
Amerindian studies
Anthropology - Research
Multiculturalism
Data do documento: 26-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DAHER, Stephanie. Organização e perspectivismo ameríndio: uma possibilidade para multiplicidade conceitual. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho é de natureza teórica e foi desenvolvido a partir do método ensaístico. Apresentamos, em formato de três ensaios, a construção de um exercício de pensamento que classificamos como uma experiência de imaginação. Inspirados por reflexões acerca das necessidades encontradas em agendas de pesquisas da área crítica dos Estudos Organizacionais (EOR), propomos uma aproximação do campo com possibilidade e caminhos teóricos que encontramos na antropologia de Viveiros de Castro e na filosofia de Deleuze e Guattari. A partir de uma leitura da organização como principal objeto no campo dos EOR, e seu entendimento como uma ferramenta que perpetua a manutenção de uma dominação técnica e racional dos processos organizativos, propomos uma reflexão que considera suas contradições e também apontamos para possibilidades de resistência por meio de uma ampliação, flexibilização e reconceituação do termo organização. No primeiro ensaio, refletimos sobre a construção do conceito de organização, sua dinâmica de funcionamento como um objeto da técnica, e propomos uma leitura da organização a partir de uma análise contingencial (que a entende como verbo e não como substantivo), construindo uma ponte para experimentações e reflexões do organizar/organização em realidades outras. No segundo texto, apresentamos o pensamento ameríndio – conhecido como perspectivismo ameríndio ou multinaturalismo –, destacamos seus principais conceitos e evidenciamos sua relação com a filosofia de Deleuze e Guattari, destacando questões como a filosofia da diferença, o rizoma e a multiplicidade. Encerramos, com o terceiro ensaio, realizando um exercício de experimentação e imaginação do conceito de organizar a partir do pensamento ameríndio e da filosofia deleuze-guattariana, sem objetivo de apresentar uma lógica conclusiva, mas de construir um possível caminho de reflexão sobre a abertura do conceito de organização para a multiplicidade.
Abstract: The present work is theoretical in nature written in the form of an essay. In three articles we present the construction of a thought exercise that we classify as an imagination experience. Inspired by reflections on the needs found in research in the critical area of Organizational Studies (OS), we propose a field approach using theoretical paths and possibilities that we find in the anthropology of Viveiros de Castro and the philosophy of Deleuze and Guattari. Considering the organization as the main object in the field of OS, and its use as a tool that perpetuates the maintenance of a technical and rational understanding of organizational processes, we propose a reflection that considers its contradictions and also points to possibilities of resistance through an expansion, flexibility and reconceptualization of the term organization. In the first article, we reflect on the construction of the concept of organization, its dynamics of functioning as an object of technique, and we propose a contingent analysis view of the organization (considering it as a verb and not as a noun), building a bridge for experimentations and reflections of organize/organization in other realities. In the second article, we present the Amerindian thinking, known as Amerindian Perspectivism or Multinaturalism, highlight its main concepts and show its relationship with the philosophy of Deleuze and Guattari, considering issues such as the philosophy of difference, rhizome and multiplicity. In the third and last article, we end the essay by carrying out an experimentation and imagination exercise of the concept of organizing based on Amerindian thinking and the philosophy of Deleuze-Guattarian, with no objective of presenting a conclusion, but of building a possible way of reflection on the opening of the concept of organization to multiplicity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24999
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
perspectivismoamerindiomultiplicidadeconceitual.pdf898 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons