Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25009
Título: Tecnologias Ch'ixi: experiências micropolíticas para descolonizar as tecnologias - o caso da Casa de Cultura Tainã e a Rede Mocambos
Título(s) alternativo(s): Ch’ixi technologies: micropolitics experiences for technologies decolonization – Casa de Cultura Tainã and Rede Mocambos case
Autor(es): Fellner, Ana Maria Rivera
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Descolonização
Tecnologia
Liberdade
Autonomia
Comunidades - América Latina
Consciência
Patrimônio cultural
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Decolonization
Technology
Liberty
Autonomy
Communities - América Latina
Consciousness
Cultural property
Interdisciplinary approach to knowledge
Data do documento: 9-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FELLNER, Ana Maria Rivera. Tecnologias Ch'ixi: experiências micropolíticas para descolonizar as tecnologias: o caso da Casa de Cultura Tainã e a Rede Mocambos. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta tese discute sobre o papel da interação entre tecnologias ancestrais e digitais em duas experiências concretas, a Casa de Cultura Tainã e a Rede Mocambos para, reconhecer as trajetórias em suas práticas descolonizadoras, organizativas, comunicativas e de memória. Procura-se compreender os discernimentos e as práticas construídas pela Tainã e pela Rede e, assim, ampliar a discussão sobre o papel das tecnologias em contextos subalternizados. Estes saberes, concepções e práticas de uso, apropriação e integração das tecnologias por parte de excluídos têm muito que contribuir para concepções teóricas e com iniciativas práticas que pretendam fazer outras organizações. Para compreender esse construto comunitário, a pesquisa se apoia na perspectiva anticolonial da ação participativa e das histórias de vida, métodos que estão ancorados em princípios ético-políticos e epistemológicos que permitem que as estratégias de aproximação sejam de encontro, alteridade e dialogicidade crítica para apreender da experiência das comunidades. Portanto, adota-se uma perspectiva descolonizadora das tecnologias que procura entender as tecnologias no seu sentido possibilitador de autonomia, liberdade, autodeterminação das comunidades, consciência crítica, patrimônio da humanidade e reconhecimento da condição Ch’ixi.
Abstract: This doctoral thesis discusses the interaction role of ancestral and digital technologies in two concrete experiences, the Casa de Cultura Tainã and Rede Mocambos to recognize the trajectories effects on decolonizing, organizational, communicative and memory practices. This doctoral thesis seeks to understand the discernment and practices weave by Tainã and Rede and thus expand the discussion on technologies role in subalternized contexts. This knowledge, conceptions, usage practices, appropriation and technologies integration by excluded people have a lot to contribute with the theoretical conceptions develop in the academy and with practical initiatives that aim to make other organizations. In order to understand this community construct this research is based on the anticolonial perspective of participatory action and life stories, that are methods anchored in ethical-political and epistemological principles that allow proximity strategies to be of proximity, alterity and dialogically critical to apprehend from communities’ experience. Therefore a perspective of decolonizing technologies that seeks to understand technologies in its sense of autonomy enables, freedom, communities self-determination, critical awareness, humanity heritage and recognition of the Ch’ixi condition.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25009
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experienciasmicropoliticasdescolonizartecnologias.pdf42,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons