Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25012
Título: O brincar como tecnologia de mediação no trabalho de educadores(as) sociais em serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
Título(s) alternativo(s): Playing as a mediation technology in the work of social educators in a service of coexistence and strengthening of bonds
Autor(es): Santos, Fernanda Henriques Alonso e
Orientador(es): Dias, Maria Sara de Lima
Palavras-chave: Brincadeiras
Terapia ocupacional
Mediação
Educadores
Crianças - Assistência em instituições
Crianças - Recreação
Brinquedos - Aspectos sociais
Diálogos imaginários
Play
Occupational therapy
Mediation
Educators
Children - Institutional care
Children - Recreation
Toys - Social aspects
Imaginary conversation
Data do documento: 1-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Fernanda Henriques Alonso e. O brincar como tecnologia de mediação no trabalho de educadores(as) sociais em serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Este estudo investigou o brincar no contexto da proteção social básica da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), especificamente na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 6 a 15 anos. O estudo esteve vinculado a linha de pesquisa “Tecnologia e Trabalho” do Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que propõe análise e reflexão crítica e contextualizada do trabalho no âmbito das relações e neste sentido reflete acerca do trabalho de Educadoras Sociais e as relações em seu cotidiano de trabalho e como o brincar se faz uma tecnologia que pode mediar essas relações. A pesquisa se desenvolveu através de um estudo descritivo-exploratório, de caráter qualitativo e buscou identificar os significados do brincar no cotidiano de trabalho de Educadoras Sociais em instituições que atendem crianças e adolescentes (de 6 a 15 anos) em vulnerabilidade social na modalidade de SCFV. Os procedimentos de pesquisa envolveram o estudo teórico, revisão de literatura e pesquisa de campo através da aplicação de entrevista semiestruturada e análise de imagens. Participaram do estudo de campo 5 Educadoras Sociais de 2 instituições não governamentais da assistência social do município de Curitiba, Paraná, que, conforme previsto nos documentos norteadores da PNAS e do SCFV, executam SCFV atendendo crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos. O estudo teórico resultou na identificação de quatro conceitos sobre o brincar que são centrais na perspectiva histórico cultural e um conceito central nos documentos norteadores do SCFV: (1) o conceito da situação imaginária; (2) função e ação dos objetos na situação de brincadeira; (3) Mobilidade – entrar e sair do mundo real e imaginário; (4) Imaginário coletivo e individual; (5) Convivência e vínculo. Estes conceitos se traduziram em categorias teóricas do estudo. Já as categorias empíricas relacionadas ao brincar foram selecionadas pela pesquisadora posteriormente a pesquisa de campo, sendo elas: (1) Brincar como ferramenta de trabalho; (2) Brincar como facilitador da expressão de emoções e facilitador do desenvolvimento da criatividade; (3) Brincar como meio de compreender a realidade da criança; (4) Brincar promove a socialização e o vínculo; (5) Brincar facilita a introdução de temas relativos ao trabalho da Educadora Social; (6) Brincar direcionado pela educadora social X Brincar livre. A análise e discussão a partir dos dados teóricos e empíricos permitiram estabelecer um diálogo entre as informações encontradas a partir das imagens e das respostas das Educadoras Sociais e os dados teóricos. O resultado do estudo evidencia como o brincar está presente no cotidiano de trabalho das Educadoras Sociais a partir dos significados atribuídos ao brincar pelas próprias profissionais. O estudo contribuiu para o avanço das reflexões sobre as políticas públicas existentes no contexto de atendimento de SCFV com enfoque no direito de superação da situação de vulnerabilidade através de dinâmicas que propiciem o brincar. Além disso, a discussão dos dados demonstra a importância e necessidade de aprofundamento das discussões acerca da formação da profissional Educadora Social.
Abstract: This study investigates play in the context of the basic social protection of the National Social Assistance Policy (PNAS), specifically in the form of Coexistence Service and Strengthening Bonds (SCFV) for children aged 6 to 15 years. The study is linked to the research line “Technology and Work” of the Post-Graduation Program in Technology and Society (PPGTE) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), which proposes critical and contextualized analysis and reflection of work within the scope of relationships and in this context. Sense reflects on the work of Social Educators and the relationships in their daily work and how playing is a technology that can mediate these relationships. The research was developed through a descriptive-exploratory study, of a qualitative character and sought to identify the meanings of playing in the daily work of Social Educators in institutions that serve children and adolescents (from 6 to 15 years old) in social vulnerability in SCFV modality. The research procedures involved theoretical study, literature review and field research through the application of semi-structured interviews and image analysis. Participated in the field study 5 Social Educators from 2 non-governmental social assistance institutions in the city of Curitiba, Paraná, who, as provided for in the PNAS and SCFV guiding documents, execute SCFV serving children and adolescents, from 6 to 15 years old. The theoretical study resulted in the identification of four concepts about playing that are central to the cultural historical perspective and a central concept in the SCFV guiding documents: (1) the concept of the imaginary situation; (2) function and action of objects in the play situation; (3) Mobility – entering and leaving the real and imaginary world; (4) Collective and individual imagery; (5) Coexistence and bond. These concepts were translated into theoretical categories of the study. The empirical categories related to playing were selected by the researcher afterwards the field research, which are: (1) Playing as a work tool; (2) Play as a facilitator of the expression of emotions and a facilitator of the development of creativity; (3) Playing as a means of understanding the child’s reality; (4) Playing promotes socialization and bonding; (5) Play facilitates the introduction of themes related to the work of the Social Educator; (6) Play directed by the social educator X Play free. The analysis and discussion from the theoretical and empirical data allowed to establish a dialogue between the information found from the images and the responses of the Social Educators and the theoretical data. The result of the study shows how playing is present in the daily work of Social Educators based on the meanings attributed to playing by the professionals themselves. The study contributed to the advancement of reflections on the existing public policies in the context of assisting SCFV with a focus on the right to overcome the situation of vulnerability through dynamics that encourage play. In addition, the discussion of the data demonstrates the importance and need to deepen the discussions about the formation of the professional Social Educator.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25012
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brincarmediacaoeducadoressociais.pdf3,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons