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Título: Através daquilo que foi São Chico: navegando pelo diorama do centro histórico no Museu Nacional do Mar
Título(s) alternativo(s): Through what was São Chico: travelling across the diorama of the historical center in the Museu Nacional do Mar
Autor(es): Piñol, Susana Nunes Taule
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Museu Nacional do Mar (São Francisco do Sul, SC)
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Dialogismo (Análise literária)
Museus - Exposições
Instituições e sociedades culturais - Administração
Museologia
Dialogism (Literary analysis)
Museum exhibits
Learned institutions and societies - Manegement
Museum techniques
Data do documento: 3-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PINOL, Susana Nunes Taule. Através daquilo que foi São Chico: navegando pelo diorama do centro histórico no Museu Nacional do Mar. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: No movimento do pensamento dialógico de Mikhail Bakhtin para a museologia e vice versa, me aproximo e me afasto da exposição museológica do Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, intitulada Maquete do Centro Histórico de São Francisco do Sul. Nesse fazer metodológico descrevo e tensiono os gêneros de comunicação discursiva que permeiam tal exposição em uma instância relacional entre o eu e o outro, no âmbito da tecnologia e da cultura, importantes à Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em um espaço temporal que contempla fases de feitura da exposição, de circunstâncias de exibição e de permeabilidade de fronteiras, no âmbito da pesquisa aplicada museológica, emprego o método de estudo de caso com coleta de dados qualitativa mesclando técnicas projetivas, observação documental e diário de campo. Os conceitos de Bakhtin: Grande Tempo, Auditório Social e Gêneros do Discurso ingressam na análise para detalhar esses atos discursivos que conectam passado, presente e futuro. Em uma abordagem que investiga acontecimentos enunciativos em vestígios visuais, diante de uma perspectiva intra e extramuros, no intuito de colaborar com o debate do museu enquanto instância relacional, apresento-o como uma fonte de passagem de elos na cadeia de comunicação discursiva e me proponho a identificar que aspectos monologizantes prejudicam compreensões ativas. Os resultados apontam que as conformações das relações entre o eu e o outro, formadas ao longo do processo de musealização, tecem distintos contornos segundo as diferentes percepções de mundo dos sujeitos envolvidos. Para fomentar compreensões ativas e afastar discursos monologizantes, é preciso um movimento contínuo de ampliação e exposição do processo de justaposição dessas camadas de interpretação para quem da exposição se aproxima. Questões de autoria e de fidedignidade das informações apresentam-se, ao final deste estudo, como desafios à gestão das instituições que pretenderem de fato estar abertas ao seu público do passado, do presente e do futuro.
Abstract: In the movement of dialogical thinking by Mikhail Bakhtin to museology and contrariwise, I approach and move away from the museological exhibition of the Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, entitled Maquete do Centro Histórico de São Francisco do Sul. In this methodological approach, I describe and tension the genres of communication discursive that permeate such exposure in a relational instance between the self and the other in the scope of technology and culture important to Science, Technology and Society. In a time space that contemplates phases of making the exhibition, exhibition circumstances and permeability of borders, within the scope of applied museological research, I use the case study method with qualitative data collection mixing projective techniques, documentary observation and diary of the field. Bakhtin’s concepts: Great Time, Social Auditorium, and Speech Genres enter into the analysis to detail these discursive acts that connect past, present and future. In an approach that investigates enunciatives events in visual traces, from an intra and extramural perspective, in order to collaborate with the debate of the museum as a relational instance, I present it as a source of passage of links in the discursive communication chain and I propose to identify which monologizing aspects hinder active understandings. The results show that the conformations of the relationships between the self and the other, formed throughout the process of musealization, weave different outlines according to the different perceptions of the world of the subjects involved. In order to foster active understandings and remove monologizing discourses, a continuous movement of expansion and exposure of the juxtaposition process of these layers of interpretation is necessary for those who approach the exhibition. Issues of authorship and reliability of information are presented, at the end of this study, as challenges to the management of institutions that intend to be open to their public in the past, present and future.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25110
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