Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHenriques, Pamela Aragao-
dc.date.accessioned2021-06-10T20:29:46Z-
dc.date.available2021-06-10T20:29:46Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationHENRIQUES, Pamela Aragao. Do material ao meio: relações entre tecnologia e cultura na obra de Eliane Prolik. . 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25139-
dc.description.abstractContemporary production builds an aesthetic language marked by movements of displacement of objects’ function and by the subversion of materials to contexts other than those usually envisaged. García-Canclini (2000) states that new technologies are possibilities for appropriation, experimentation and communication with more democratic uses that incite creativity and innovation. This more fluid circulation within society opens space for understanding and reworking meanings. The aim of this research is to reflect on the work of an artist from Curitiba, Eliane Prolik, considering the ways in which she problematizes the techniques and materials to reinvent the environment, the surroundings and the experience of the space. Her work emphasizes this hybrid and experimental character of the current production, allowing the construction of subjectivities and the dialogue with new perspectives of meaning through sculptures, objects and spatial interventions. Authors like Miller (2013) help to think the relationship between people and objects, the uses and the appropriations, by approaching the concept of material culture – the study of stuff. As an analysis strategy, Mauad’s analysis sheets (2005) and the image intercrossing proposed by Samain (2012) were used as basis. The research demonstrates the way in which contemporary production enhances the observer active participation, placing him as an active subject in the process of construction of meanings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectProlik, Eliane, 1960-pt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSentidos e sensaçõespt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSignificação (Filosofia)pt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectTecnologypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectSenses and sensationpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectMeaning (Philosophy)pt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.titleDo material ao meio: relações entre tecnologia e cultura na obra de Eliane Prolik.pt_BR
dc.title.alternativeFrom material to environment: relationship between technology and culture in Eliane Prolik's workpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA produção contemporânea constrói uma linguagem estética marcada por movimentos de deslocamento de função dos objetos e pela subversão de materiais para outros contextos diferentes dos usualmente previstos. García-Canclini (2000) afirma que novas tecnologias são possibilidades de apropriação, experimentação e comunicação com usos mais democráticos que incitam a criatividade e a inovação. Essa circulação mais fluída dentro da sociedade abre espaço para compreensão e reelaboração de significados. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a obra da artista plástica curitibana Eliane Prolik, considerando os modos como ela problematiza as técnicas e os materiais para reinventar o meio, o entorno e a vivência do espaço. Seu trabalho coloca em pauta esse caráter híbrido e experimental da produção atual, permitindo a construção de subjetividades e o diálogo com novas perspectivas de significação através de esculturas, objetos e intervenções espaciais. Autores como Miller (2013) ajudam a pensar a relação entre as pessoas e os objetos, os usos e as apropriações, pela abordagem do conceito de cultura material – o estudo dos trecos. Como estratégia de análise utilizou-se como base as fichas de análise de Mauad (2005) e o entrecruzamento de imagens proposto por Samain (2012). A pesquisa demonstra a maneira como a produção contemporânea potencializa a agência do observador, situando-o como um sujeito ativo no processo de construção de significados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5065-4457pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390440254593147pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Estevam, Joelma Zambao-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154284309071641pt_BR
dc.contributor.referee2Cresto, Lindsay Jemima-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2598-1533pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770244935800756pt_BR
dc.contributor.referee3Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiaculturaelianeprolik.pdf20,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons