Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25140
Título: | Mulheres no circuito de cinema em Curitiba entre 1976 e 1989 |
Título(s) alternativo(s): | Women in the film circuit in Curitiba between 1976 and 1989 |
Autor(es): | França, Ana Claudia Camila Veiga de |
Orientador(es): | Corrêa, Ronaldo de Oliveira |
Palavras-chave: | Mulheres no cinema Cinema - Curitiba (PR) Mulheres na indústria cinematográfica Cinema - História Crítica cinematográfica Política cultural Women in motion pictures Motion pictures - Curitiba (PR) Women in the motion picture industry Motion pictures - History Film criticism Cultural policy |
Data do documento: | 30-Mar-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FRANÇA, Ana Claudia Camila Veiga de. Mulheres no circuito de cinema em Curitiba entre 1976 e 1989. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa é sobre a presença de mulheres no circuito de cinema de Curitiba, entre 1976 e 1989. A partir do cruzamento de documentos, narrativas biográficas e referencial teórico, minha intenção foi reconstruir experiências de mulheres na realização de filmes, organização de mostras e festivais, atividades de pesquisa, cursos de formação e crítica cinematográfica. Para tanto, mapeei pessoas, eventos e espaços; descrevendo e analisando modos como essas mulheres constituíram saberes, práticas e sociabilidades. Nesse percurso, encontrei em acervos públicos, privados e pessoais, uma variada tipologia de documentos com fragmentos e pistas sobre os usos do cinema na cidade. Argumento que, para reconhecer as experiências dessas mulheres é preciso também deslocar objetos e métodos de investigação, considerando uma variedade de práticas, documentos e narrativas. A partir desse deslocamento, no qual a noção de circuito se faz congruente, é possível narrar não apenas experiências de mulheres, mas narrativas outras, importantes para reconhecer tensões, assimetrias e a multiplicidade do campo cinematográfico brasileiro, e mais especificamente, paranaense. |
Abstract: | This research is about women in the Curitiba film circuit, between 1976 and 1989. By crossing documents, biographical narratives, and theoretical frameworks, I intended to reconstruct women’s experiences in several activities such as making films, organizing exhibitions and festivals, research activities, training courses, and film criticism. Therefore, I mapped people, events, and spaces, describing and analyzing ways these women constituted knowledge, practices, and sociabilities. Along this path, in public, private and personal collections, I found a varied typology of documents with fragments and clues about the uses of cinema in the city. I argue that to recognize these women’s experiences, it is also necessary to shift investigation’s objects and methods, considering a diversity of practices, documents, and narratives. From this perspective, the circuit notion becomes congruous. Thereby, it is possible to tell not only women’s experiences, but other film narratives, which are relevant to recognize tensions, asymmetries, and the multiplicity of the Brazilian film field, and more specifically, of the Paraná state film field. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25140 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mulherescircuitocinemacuritiba.pdf | 11,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons