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dc.creatorSantos, Danielle de Sousa Silva dos-
dc.date.accessioned2021-06-10T21:02:13Z-
dc.date.available2021-06-10T21:02:13Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Danielle de Sousa Silva dos. Jogo digital na alfabetização matemática: contribuição para caminhos didático-metodológicos. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25142-
dc.descriptionAcompanha: Guia de jogos digitais para alfabetização matemáticapt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on digital games for mathematical literacy. Guided by the question “What possibilities are open with digital games for mathematical literacy?” this research is based on the study of authors and academic papers that were directed to teaching practice, with the aim of understanding and explaining pedagogical guidelines. This qualitative research was based on the phenomenological approach. It had as procedures the reflexive­interpretative analysis of the literature that aims the application of digital games in the school environment. This analysis was divided into two moments: the ideographic and nomothetic analysis. The first analysis identified in each paper significant passages to the respondent, which were called Units of Meanings (Unidades de Significados ­ US). The US were interpreted in order to identify Nuclear Ideas (Ideias nucleares ­ IN). The nomothetic analysis carried out the convergence of the IN, revealing general characteristics of the research, which were expressed in three open categories: Student posture, Mathematical knowledge and Didactic­pedagogical aspects. These categories were discussed based on these speeches, which refer to the literature dealing with the topic. At the end, we articulate a comprehensive synthesis, which presents the results for the pedagogical practice, explained in the educational product called “Guide of digital games for mathematical literacy” (Caderno guia de jogos digitais para alfabetização matemática). Therefore, we reveal guiding elements for the teacher to select and analyze digital games when he has the objective of children’s mathematical literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Educaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização - Matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Educationpt_BR
dc.subjectLiteracy - Mathematicspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.titleJogo digital na alfabetização matemática: contribuição para caminhos didático-metodológicospt_BR
dc.title.alternativeDigital game for mathematical literacy: contribution to didactic­methodological pathwayspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tematiza os jogos digitais para alfabetização matemática. Orientada pela interrogação “Que possibilidades se abrem com os jogos digitais para a alfabetização matemática?”, a investigação foi subsidiada no estudo de autores e trabalhos acadêmicos que se dirigiam à prática docente, com o objetivo de compreender e explicitar encaminhamentos pedagógicos. A pesquisa de caráter qualitativo, se pautou na abordagem fenomenológica, tendo como procedimentos a análise reflexiva­interpretativa da literatura que visasse a aplicação de jogos digitais no ambiente escolar. Essa análise foi realizada em dois momentos, a análise ideográfica e nomotética. A primeira, buscou identificar em cada trabalho trechos significativos ao interrogado, os quais foram denominados de Unidades de Significados (US). Tais US foram interpretadas, de modo a identificar Ideias nucleares (IN). A nomotética, se caracterizou na convergência dessas IN, revelando características gerais da pesquisa, que foram expressas em três categorias abertas: Postura estudantil, Conhecimento matemático e Aspectos didático­pedagógicos. Estas categorias foram discutidas à luz dos próprios discursos, que se referem a literatura que trata do tema. Ao final, articulou­se uma síntese compreensiva, com o endereçamento dos resultados a prática pedagógica, explicitada no produto educacional denominado “Caderno guia de jogos digitais para alfabetização matemática”. Revelou­se, portanto, elementos orientadores para o professor selecionar e analisar jogos digitais, tendo em vista alfabetização matemática de crianças.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6980-5323pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847764710925801pt_BR
dc.contributor.advisor1Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-1496pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382294405333452pt_BR
dc.contributor.referee1Baumann, Ana Paula Purcina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1149-3504pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9177546698909491pt_BR
dc.contributor.referee2Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-1496pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382294405333452pt_BR
dc.contributor.referee3Kalinke, Marco Aurelio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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