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Título: Metodologia unificada para cálculo dos esforços eletromecânicos de barramentos flexíveis em subestações elétricas de transmissão
Título(s) alternativo(s): Unified methodology for calculating the eletromechanical efforts of flexible busbars in electric transmission substations
Autor(es): Lima Junior, Ilton de
Orientador(es): Benedito, Raphael Augusto de Souza
Palavras-chave: Subestações elétricas
Dispositivos eletromecânicos - Projetos
Isoladores e isolamentos elétricos
Barramentos
Curtos-circuitos - Análises
Normas técnicas (Engenharia)
Software - Desenvolvimento
Substations, Electric
Electromechanical devices - Projetos
Electric insulators and insulation
Busbars
Short circuits - Analysis
Standards, Engineering
Computer software - Development
Data do documento: 22-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA JUNIOR, Ilton de. Metodologia unificada para cálculo dos esforços eletromecânicos de barramentos flexíveis em subestações elétricas de transmissão. 2021. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Energia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Os projetos executivos são necessários para construção de uma Subestação Elétrica (SE) de transmissão, e um destes é o projeto eletromecânico. Dentre as diversas atribuições da disciplina eletromecânica, destacam-se os requisitos para estruturas, constituídos por desenhos, diagramas e memoriais de cálculo dos esforços aplicados por barramentos rígidos ou flexíveis às estruturas suportes. São abordados os barramentos flexíveis, cujos esforços supramencionados, classificados em estáticos ou dinâmicos, ocorrem devido à tração, peso, incidência de vento e/ou curto-circuito. Os métodos para determinação de cada esforço constam principalmente em normas técnicas, mas também em outras referências bibliográficas. Ao analisá-las, nota-se uma carência de orientação sobre a forma de aplicação dessas em um dimensionamento completo. Além disto, verifica-se a inexistência de uma ferramenta computacional, disponível profissionalmente, que seja útil às empresas projetistas. Por isto, o objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia unificada e sua implementação computacional, para dimensionamento eletromecânico completo dos esforços de barramentos flexíveis em Ses. Detalham-se a metodologia proposta e a implementação do programa desenvolvido em MATLAB. Apresentam-se algumas simulações de dimensionamentos, baseadas em arranjos típicos de barramentos de Ses, além de exemplos de análises de sensibilidades de variáveis, utilizando uma funcionalidade implementada que auxilia o engenheiro na tomada de decisões para otimização dos esforços. A validação da metodologia unificada é realizada por meio de comparações com resultados de exemplos constantes nas normas técnicas e outras referências selecionadas. Portanto, o presente trabalho possui como principal contribuição a proposta de uma metodologia unificada, possuindo aplicação prática através de um programa computacional. A ferramenta apresenta potencial comercial e, inclusive, já vem sendo utilizada profissionalmente. Adicionalmente, esta pesquisa ajuda a preencher uma lacuna identificada na bibliografia atual, condensando diversas informações a respeito do dimensionamento dos esforços de barramentos flexíveis. Serve também como um guia profissional para os engenheiros da área.
Abstract: Executive design is necessary to build an electrical transmission substation (SE). One component of such work is the electromechanical design. Among the various attributions of the electromechanical subject, the requirements for structures stand out. They consist of drawings, diagrams, and memorials used to calculate the efforts applied by rigid or flexible busbars on their supporting structures. Flexible busbars, whose efforts mentioned above, are classified as static or dynamic. They occur due to busbar traction and weight, wind incidence and short-circuit situations. Even though, the methods to determine each effort are mainly contained in technical standards, plus are also brought by other bibliographic references. However, this information lacks guidance on how to combine them in a full design. Besides, there is no computational tool, professionally available, that is useful to design companies. This work’s main objective is the development of a unified methodology, and its computational implementation, for the complete electromechanical design of flexible busbars efforts in Ses. The proposed methodology and the software’s implementation are detailed. Some design simulations are presented, based on typical busbar arrangements of Ses, as well as examples of sensitivity analyses of variables, using an implemented functionality that assists the engineer in decisions to optimize the efforts’ values. The unified methodology validation is performed through comparisons with results from examples contained in the technical standards and other selected references. Therefore, the present work has as main contribution the development of the unified methodology, with practical application through a software. The tool has commercial potential and has already been used professionally. In addition, this research helps to fill a gap identified in the current bibliography and cover several information regarding the design of flexible busbar efforts. This can also serve as a professional guide for engineers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25145
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