Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Navarro, Ana Cristina Saracini | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T22:32:39Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T22:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-04 | - |
dc.identifier.citation | NAVARRO, Ana Cristina Saracini. Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Escritoras | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Brazilian literature | pt_BR |
dc.subject | Literature - Women authors | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Didatics | pt_BR |
dc.title | Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Maurini de | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Eliane Basilio de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_04.pdf | 41,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.