Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNavarro, Ana Cristina Saracini-
dc.date.accessioned2021-06-10T22:32:39Z-
dc.date.available2021-06-10T22:32:39Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.citationNAVARRO, Ana Cristina Saracini. Um breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25146-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura - Escritoraspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Women authorspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.titleUm breve estudo de literatura de autoria feminina no Brasil para o ensino médio pela perspectiva recepcionalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa se constitui em um estudo breve, mas efetivo, de caráter prático, acerca da literatura de autoria feminina no Brasil aplicado ao segmento do Ensino Médio. Pretende-se demonstrar a jovens dessa faixa etária que, apesar do cânone literário se construir sobre a imagem do homem branco, burguês e heterossexual, havia literatura produzida por mulheres no Brasil desde o final do século XIX. Considera-se importante baver na escola uma maior visibilidade do papel das minorias como produtoras de arte literária, principalmente o grupo formado pelas mulheres. Esta parcela da produção cultural é muitas vezes esquecida pelos meios intelectuais dominantes e negligenciada pela tradicional divisão metodológica e de conteúdos que são privilegiados no sistema educacional brasileiro. Frente a estas colocações, percebe-se a necessidade de alterar a visão passadista alienante a que os estudantes do Ensino Médio são expostos nas instituições escolares de todo o país, que acabam por promover a continuidade da mesma visão que imputa aos homens a notória posição de cânones da cultura e da literatura brasileira. Para o desenvolvimento de tal proposta, foram escolhidos textos de gêneros curtos de diversas autoras brasileiras para a construção de uma sequência didática baseada na Estética da Recepção, de Jauss, que propõe a aquisição da leitura literária através de passos que levam em consideração a maneira como o receptor, ou seja, o leitor, recebe tais textos. Adotou-se um método de análise baseado no que o autor chama de horizonte de expectativas de um determinado grupo modelo de leitores, já que não foi possível a aplicação prática do projeto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Eliane Basilio de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_04.pdf41,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.