Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25148
Título: Entre a magia e a realidade, o Índico: Moçambique representada nos contos de Mia Couto, José Craveirinha e Ungulani Ba Ka Khosa
Autor(es): Santos, Caio Cesar Tabajara Silva
Orientador(es): Cantarin, Márcio Matiassi
Palavras-chave: Couto, Mia, 1955-
Craveirinha, José, 1922-2003
Khosa, Ungulani Ba Ka, 1957-
Moçambique
Índico, Oceano
Mozambique
Indian Ocean
Data do documento: 11-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Caio César Tabajara Silva. Entre a magia e a realidade, o Índico: Moçambique representada nos contos de Mia Couto, José Craveirinha e Ungulani Ba Ka Khosa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho visa analisar os contos A menina sem palavra (segunda estória para Rita), de Mia Couto; História de Sonto: o menino dos jacarés de pau e Ziche pescador, de José Craveirinha e A praga, de Ungulani Ba Ka Khosa. Através da leitura e análise desses textos observa-se como o oceano Índico é um elemento importante para contar a história da formação de Moçambique. Esse oceano, que foi ponto de chegada e de partida de muitas histórias e ajudou direta e indiretamente na formação do país, encontra sua representação literária nos quatro contos estudados, adotando múltiplos significados. Assim, faz-se uma explanação de fatos históricos a respeito de Moçambique e, posteriormente, segue-se a análise dos quatro contos buscando evidenciar como esses fatos históricos foram narrados pela ficção, apresentando sob a óptica moçambicana os percalços do processo de colonização.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25148
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_06.pdf24,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.