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dc.creatorSantos, Cícera Jessiane Lins dos-
dc.date.accessioned2021-06-10T22:52:01Z-
dc.date.available2021-06-10T22:52:01Z-
dc.date.issued2020-09-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Cícera Jessiane Lins dos. A Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25149-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953pt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento - Literatura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracy - Juvenile literaturept_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.titleA Terra dos Meninos Pelados: considerações sobre paradigmas tradicionais e emergentes para uma abordagem didáticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma análise de A terra dos meninos pelados (1937), de Graciliano Ramos, considerando, para esse exercício, a mobilização de procedimentos estéticos categorizados entre paradigmas importantes para história da literatura infantil. Com base nos resultados da análise, e a fim de contribuir, também, para o desenvolvimento de práticas sociais de leitura capazes de compor processos de letramento literário, o trabalho propõe uma sequência didática básica com a narrativa, segundo modelo de Rildo Cosson (2014), para turmas regulares do 6o ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada para atender a esses propósitos apresenta um viés interpretativista e o corpus da pesquisa constitui se da própria narrativa infantil e de textos como os de Luís Bueno (2016), Ricardo Ramos Filho (2017), José Nicolau Gregorin Filho (2011) e Maria Zilda da Cunha (2012), utilizados tanto para embasar a interpretação quanto para situar a obra em um contexto de mudanças paradigmáticas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee3Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
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