Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25150
Título: Análise crítica do contexto social retratado na obra: Crianças na Escuridão
Autor(es): Adelino, Cíntia de Souza
Orientador(es): Scheffler, Ismael
Palavras-chave: Infância na literatura
Literatura e sociedade
Política pública
Literatura - Aspectos sociais
Crianças na literatura
Childhood in literature
Literature and society
Public policy
Literature - Social aspects
Children in literature
Data do documento: 5-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ADELINO, Cíntia de Souza. Análise crítica do contexto social retratado na obra: Crianças na Escuridão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Para a elaboração do presente trabalho escolhemos uma obra de literatura com o gênero denúncia que retrata o contexto de violações de direitos de crianças e adolescentes. A obra elencada para o desenvolvimento do trabalho foi Crianças na Escuridão, de Júlio Emílio Braz (2018), obra literária que demonstra que temáticas como situação de vulnerabilidade, risco social e situação de rua, podem ser discutidas e retratadas por meio da literatura, pois esta possui uma função social. Desta forma, objetivamos neste estudo analisar como o autor retrata as mazelas das crianças em situação de rua. Para melhor organização, o presente trabalho foi estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo discute-se o conceito de infância. No segundo capítulo são abordados os conceitos de situação de vulnerabilidade, risco social e situação rua. No terceiro capítulo foi realizada a análise da obra Crianças na Escuridão. Por fim são apresentadas algumas considerações acerca do trabalho realizado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25150
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_08.pdf14,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.