Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25151
Título: A importância da literatura na educação infantil: estudo de um caso na cidade de Tapejara/PR
Autor(es): Moreira, Claudete Apararecida Theodoro
Orientador(es): Franz, Marcelo
Palavras-chave: Leitura
Literatura infantojuvenil
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Reading
Children's literature
Portuguese language - Study and teaching
Knowledge and learning
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOREIRA, Claudete Aparecida Theodoro. A importância da literatura na educação infantil: estudo de um caso na cidade de Tapejara/PR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: É muito importante despertar o interesse pela literatura infantil já nas séries iniciais a fim de que seja utilizada como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem e na construção do gosto pela leitura, consequentemente influenciará na escrita. Por meio da literatura infantil, pode-se desenvolver situações educativas muito significativas. Neste contexto, o papel dos educadores é muito importante, é preciso que eles gostem de ler e acreditem na importância da literatura, pois, somente desta forma poderão desenvolver um trabalho significativo, em que educadores e educandos aprendam e se tornem leitores efetivos. Esta pesquisa busca analisar a importância de explorar a literatura infantil no processo ensino e aprendizagem. A importância da literatura infantil explorada de forma contextualizada traz inúmeras possibilidades que podem ser exploradas através da literatura infantil nas mais variadas áreas do conhecimento. Daí a importância desta pesquisa para diagnosticar como esta prática vem ocorrendo, com intuito de propor novas ou outras alternativas, que possam contribuir com os educadores para melhorar a prática educativa referente à literatura infantil tornando-a significativa no que se refere a construção de conhecimentos e futuros leitores.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25151
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_09.pdf11,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.