Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Cleber Alves-
dc.date.accessioned2021-06-10T23:10:00Z-
dc.date.available2021-06-10T23:10:00Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.citationARAUJO, Cleber Alves. Cogitando o método recepcional na prática docente: possibilidades de recepção das obras I Love my husband, de Nélida Pinõn e A moça tecelã de Marina Colasanti.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25152-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectEstética na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReader-response criticismpt_BR
dc.subjectAesthetics in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.titleCogitando o método recepcional na prática docente: possibilidades de recepção das obras I Love my husband, de Nélida Pinõn e A moça tecelã de Marina Colasantipt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual sobre a estética da recepção de Jauss e do método recepcional proposto por Bordini e Aguiar. Discute os conceitos de recepção proposto pelos autores com enfoque no leitor enquanto sujeito da interpretação e apreciação estética da obra literária. Problematiza-se o ensino de literatura pautado na cronologia das obras e autores e propõe uma alternativa metodológica. Apresenta-se as etapas do método recepcional e suas possibilidades de aplicação em sala de aula a partir de um tema, neste caso, a representação da mulher em nossa sociedade. O método recepcional pode ser uma alternativa metodológica bastante interessante porque considera o leitor como o protagonista da interpretação literária.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Franz, Marcelo-
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Franz, Marcelo-
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_10.pdf10,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.