Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCrepaldi, Cristiane Marques-
dc.date.accessioned2021-06-10T23:24:46Z-
dc.date.available2021-06-10T23:24:46Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationCREPALDI, Cristiane Marques. Análise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25153-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Variaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Variationpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.titleAnálise da abordagem de variação linguística em livros didáticos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito do tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Fundamental II. Para tanto realizou-se uma análise qualitativa e documental da conceituação, exemplos e atividades propostas pelos autores em livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo PNLD e adotados em escolas da Rede Estadual de São Paulo. Tal análise teve como objetivo buscar nesses materiais indícios e evidências que trouxessem respostas a alguns questionamentos propostos no livro “Nada na língua é por acaso” pelo linguista Marcos Bagno para orientar a análise de materiais didáticos, tais como: O tratamento dado à variação linguística se limita às variedades rurais e/ou regionais? O tratamento da variação fica limitado ao sotaque e ao léxico, ou também aborda fenômenos gramaticais? Como resultado, os dados levantados evidenciaram que o tema ainda é subaproveitado e apresentado de forma superficial em boa parte dos materiais disponíveis, direcionando o tema especialmente para questões relativas ao sotaque e léxico regionais. Espera-se que este trabalho promova reflexão e possibilite discussões mais aprofundadas sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rohling, Nívea-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_11.pdf14,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.