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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Daniel Gonçalves da-
dc.date.accessioned2021-06-10T23:27:52Z-
dc.date.available2021-06-10T23:27:52Z-
dc.date.issued2020-09-02-
dc.identifier.citationLUZ, Daniel Gonçalves da. Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículos - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectLiteratura digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDocumentos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducation - Curricula - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectHypertext literaturept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectRecords - Study and teachingpt_BR
dc.titleAnálise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarinapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito educacional em seus diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, nota-se o desaparecimento dos textos descritivos para em seu lugar ocupar os gêneros digitais, como, a perda de espaço para o cartaz e o aparecimento de posts de blog e redes sociais. Visto que os discentes estão constantemente imersos à internet, o profissional da educação deve se inteirar das atualizações tecnológicas e de como isso poderá ser aplicado em sala de aula. Assim, para além de suscitar interesse pelos temas ministrados, conduz o aluno a compreender toda a estrutura social que o cerca. Desse modo, cabe salientar que os documentos oficiais para contribuírem com o processo de ensino-aprendizagem precisam da colaboração de todos os envolvidos. Ademais, a área da educação em suas dimensões política, social e cultural necessita de políticas públicas eficientes que considerem e levem em conta a velocidade das mudanças proporcionadas pelos novos meios de informação e comunicação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2Rohling, Nívea-
dc.contributor.referee3Moliani, João Augusto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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