Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Luz, Daniel Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:27:52Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T23:27:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Daniel Gonçalves da. Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25154 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Santa Catarina | pt_BR |
dc.subject | Literatura digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Documentos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Education - Curricula - Santa Catarina | pt_BR |
dc.subject | Hypertext literature | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Records - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Análise de tecnologia digital em documentos oficiais de ensino de Santa Catarina | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar os diálogos entre o Currículo Catarinense (2019) e a cultura digital no ensino fundamental II, no se refere a educação como facilitadora da aprendizagem. Para isso, é preciso primeiramente enfatizar a presença das transformações tecnológicas no âmbito educacional em seus diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, nota-se o desaparecimento dos textos descritivos para em seu lugar ocupar os gêneros digitais, como, a perda de espaço para o cartaz e o aparecimento de posts de blog e redes sociais. Visto que os discentes estão constantemente imersos à internet, o profissional da educação deve se inteirar das atualizações tecnológicas e de como isso poderá ser aplicado em sala de aula. Assim, para além de suscitar interesse pelos temas ministrados, conduz o aluno a compreender toda a estrutura social que o cerca. Desse modo, cabe salientar que os documentos oficiais para contribuírem com o processo de ensino-aprendizagem precisam da colaboração de todos os envolvidos. Ademais, a área da educação em suas dimensões política, social e cultural necessita de políticas públicas eficientes que considerem e levem em conta a velocidade das mudanças proporcionadas pelos novos meios de informação e comunicação. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Rohling, Nívea | - |
dc.contributor.referee3 | Moliani, João Augusto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_12.pdf | 12,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.