Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Elena-
dc.date.accessioned2021-06-10T23:57:45Z-
dc.date.available2021-06-10T23:57:45Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Elena. A importância do letramento no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25157-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleA importância do letramento no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como tema a importância do letramento durante o processo de alfabetização. Partindo do problema de pesquisa surgiu o objetivo principal que centrou em investigar a importância do letramento no processo de alfabetização. Para fundamentar os estudos foram elencados os temas: O Processo de Alfabetização; Os Métodos de Alfabetização; Alfabetização e Letramento; Concepções de Aprendizagem; A Prática Pedagógica do Professor Alfabetizador. Metodologicamente, a pesquisa teve caráter qualitativo, sendo desenvolvida em três escolas com uma amostra de doze professores e três coordenadores que responderam um questionário contendo nove questões. Os principais resultados demonstraram que os professores têm um bom conhecimento sobre questões atuais que envolvem a alfabetização e o letramento e, de modo geral, acreditam ser dois processos diferentes, mas que caminham juntos. Apesar de ainda necessitarem aprofundar o assunto percebeu-se que existe preocupação com a presença do letramento durante o trabalho. Para alfabetizar e letrar, o ambiente da sala de aula deve ser motivador, rico em recursos e materiais que privilegiam a alfabetização e o letramento. Considerou-se que existe, entre os professores investigados uma preocupação em trabalhar concomitantemente a alfabetização e o letramento, porém, ainda com indícios de tradicionalidade no que se refere ao ensino da leitura e da escrita. O trabalho constante com o letramento indica que os professores conhecem sua necessidade, entretanto, este trabalho deve ser planejado de forma a atender os diferentes tipos de aprendizagem e permear todo o ambiente de uma classe alfabetizadora. Concluindo, o processo de alfabetização, aliado à prática do letramento, fazem com que a criança perceba seu mundo, seja incluída numa sociedade letrada e que participe de práticas sociais que envolvam a língua. Alfabetizar letrando é permitir que a criança se desenvolva convivendo com vários portadores de texto ao mesmo tempo que trabalha a base alfabética.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Pereira da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_15.pdf21,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.