Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Iraci Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T00:32:19Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T00:32:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Iraci Vieira. Análise da concepção de alfabetização na base nacional comum curricular nos anos iniciais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25164 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | School children | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | Análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma análise da concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais, a relação entre alfabetização e letramento e algumas práticas e metodologias para alfabetização, além de uma visão crítica da autora. Discute os conceitos de alfabetização e a forma como é apresentada na BNCC, suas orientações e competências para o processo de Alfabetização nos Anos Iniciais. Apresenta a alfabetização em dois anos e o despertar da alfabetização na criança. Discute como o tema é apresentado na BNCC e o olhar crítico sobre sua forma de apresentação. Traz como resultado da pesquisa o fato de que o professor alfabetizador deve manter-se atualizado, e ter um olhar para além dos processos alfabetizadores presos a uma mesma lógica, que mantém um modelo econômico que se baseia na exploração das pessoas, em manter as desigualdades e, por consequência, na ausência de justiça social. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rohling, Nívea | - |
dc.contributor.referee1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_22.pdf | 11,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.