Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Júnior, Ismael Martins de-
dc.date.accessioned2021-06-11T16:31:19Z-
dc.date.available2021-06-11T16:31:19Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Ismael Martins. O uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25172-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte narrativapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAssis, Machado de, 1839-1908pt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectNarrative artpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleO uso do método recepcional nas narrativas breves de Machado de Assispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa, através de pesquisa bibliográfica, responder algumas questões que surgiram durante a especialização em Literatura Brasileira voltadas ao ensino da literatura propondo o uso de método recepcional em narrativas breves, visando à contribuição na formação do leitor na escola. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática para o ensino de Literatura por meio do método recepcional em narrativas breves de Machado de Assis como proposta de instrumento de ensino na formação do leitor das últimas séries do Ensino Fundamental II. Para tanto, como metodologia ainda segue-se a proposta da abordagem qualitativa que se preocupa com o comportamento dos acontecimentos, analisando os porquês de determinado problema, com a finalidade de analisar e descobrir os fatos. Ao final do estudo, foi proposto um plano de aula com características voltadas para facilidade da aplicação em sala, baixo custo de recursos e alto grau de aprendizado e estímulo à recepção leitora, fato este que carece de ser fomentado nos dias atuais; deste modo, tem-se que este estudo alcança seus objetivos e espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a classe acadêmica e desperte nos pesquisadores o desejo para o aprofundamento da temática que ainda demanda investigação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Scheffler, Ismael-
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_24.pdf14,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.