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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Ricardo da-
dc.date.accessioned2021-06-11T16:57:52Z-
dc.date.available2021-06-11T16:57:52Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, José Ricardo da. A abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de língua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25179-
dc.languageporpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectPortuguese language - Grammarpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleA abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de línguapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNa raiz da dificuldade das escolas brasileiras em formar alunos proficientes em leitura e escrita, aptos a interagir plenamente nas diversas situações de comunicação a que são frequentemente expostos em uma sociedade letrada, estaria a forma equivocada como o ensino de língua vem sendo sistematicamente praticado – uma abordagem por meio de atividades voltadas basicamente para o ensino de gramática a partir de unidades mínimas, descontextualizadas, que vão da palavra ao período, mas sem chegar ao texto. Há muito se afirma a necessidade de uma mudança nessa postura, por meio da adoção de um ensino em que a gramática seja trabalhada de forma contextualizada e reflexiva, no interior das práticas de leitura e de escrita. É nesse contexto que surgem as propostas de Análise Linguística (AL) de base interacionista e, como tal, concebidas com o fim de promover a reflexão sobre os recursos linguísticos e sobre as estratégias discursivas, com foco nos usos da linguagem (MENDONÇA, 2006). É dessas ideias que os currículos nacionais oficiais buscam se apropriar, como forma de resposta à demanda pelo desenvolvimento satisfatório da competência sociocomunicativa dos alunos. Assim, ao apresentar seu projeto pedagógico como integrado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção Tecendo linguagens assume também a concepção interacionista da língua como a teoria subjacente à organização das suas atividades. O objetivo desse trabalho é, nesse sentido, verificar se as atividades em um dos capítulos da coleção de fato são organizadas sob o viés interacionista e, portanto, eficazes para promover a reflexão sobre os usos da língua.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Pereira da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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