Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25182
Título: A gestão de portfólio e a manufatura enxuta: uma análise no contexto da indústria de utensílios de alumínio
Título(s) alternativo(s): Portfolio management and lean manufacturing: an analysis in the context of the aluminum utensil industry
Autor(es): Oening, Francieli Fritzen
Orientador(es): Oliveira, Gilson Adamczuk
Palavras-chave: Portfolios artísticos
Produtos novos
Alumínio - Produtos
Processos de fabricação
Produção enxuta
Art portfolios
New products
Aluminum - Products
Manufacturing processes
Lean manufacturing
Data do documento: 5-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OENING, Francieli Fritzen. A gestão de portfólio e a manufatura enxuta: uma análise no contexto da indústria de utensílios de alumínio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: A Gestão de Portfólio é um processo no qual os projetos para desenvolvimento de novos produtos de uma empresa são frequentemente avaliados, selecionados e priorizados. Devido à concorrência de mercado, as empresas necessitam renovar seu portfólio, incluindo novos produtos, aprimorando os já existentes e excluindo aqueles que não são mais vantajosos. Neste sentido, as empresas buscam métodos que garantam o melhor retorno no gerenciamento do seu portfólio. A Manufatura Enxuta vai ao encontro desta necessidade, pois auxilia a maximizar a criação de valor, no qual pode empregar os conceitos de produção enxuta para melhor gerir o portfólio de produtos de uma empresa. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar como uma empresa do setor do alumínio gerencia seu portfólio de produtos, procurando relacionar com a manufatura enxuta e quais benefícios isso poderá trazer para organização. Dentre as principais conclusões, notou-se que as decisões relacionadas ao portfólio de produtos são definidas pelos diretores, os quais não ultilizam métodos indicados para a gestão do portfólio de produtos. Por fim, é possível prospectar uma relação entre a manufatura enxuta com a gestão de portfólio de produtos como uma potencial caminho de melhoria para a referida empresa.
Abstract: Portfolio Management is a process in which projects for the development of new products in a company are evaluated, selected and prioritized. Due to market competition, companies need to renew their portfolio, including new products, enhancing existing ones and excluding those that are no longer profitable. Therefore, companies are looking for methods that assure the best results on managing their portfolio. Lean Manufacturing meets this need as it helps maximize value creation, employing lean production concepts to manage properly a company's product portfolio. In this context, this work investigates how a company in the aluminum sector manages its product portfolio, seeking to associate to lean manufacturing and what benefits this may produce to the organization. Among the main conclusions, we noticed that the decisions related to the product portfolio are defined by the top managers, who do not use appropriate methods for the product portfolio management. Finally, it is possible to explore a relationship between lean manufacturing and product portfolio management as a potential path of improvement for the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25182
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_III_2018_11.pdf502,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.