Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25186
Título: Processo decisório de comprar ou fazer: um estudo de caso em uma empresa atuante no mercado de alumínio
Título(s) alternativo(s): Decisive process of buy or make: a case study in a company acting in the aluminum market
Autor(es): Tronco, Luiz Fernando
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Processo decisório
Custeio baseado em atividades
Planejamento estratégico
Decision making
Activity-based costing
Strategic planning
Data do documento: 31-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TRONCO, Luiz Fernando. Processo decisório de comprar ou fazer: um estudo de caso em uma empresa atuante no mercado de alumínio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: A fim de se manterem competitivas no mercado, as empresas buscam diversas formas de reduzir seus custos de produção e otimizar seus recursos. Nesse âmbito, avaliar opções entre produzir internamente ou transferir para outras empresas a produção de determinados produtos ou alguns de seus processos podem reduzir o custo do produto final e apresentar um preço mais atrativo ao cliente. O repasse da produção para terceiros também é uma das estratégias usadas quando há necessidade de um aumento de produção de determinados produtos ou há necessidade de investimentos estruturais. A decisão de comprar ou fazer está ligada diretamente à avaliação econômico-financeira da empresa, decorrente do uso de conceitos da forma de custeio que deve ser integrada a análises quantitativas, com base na visão estratégica das empresas, de modo a oferecer um conjunto de possibilidades para a escolha racional. Este artigo aborda a decisão de comprar ou fazer uma parte do processo produtivo de uma empresa atuante no setor de alumínio situada na região sul do Brasil. Como resultado, fora constatado que a decisão de comprar ou fazer da empresa esteve diretamente ligada à visão estratégica em aumentar as vendas e a fatores qualitativos como insegurança dos fornecedores e a retenção de sua equipe com know-how no setor analisado.
Abstract: In order to remain competitive in the market, companies are looking for ways to reduce their production costs and optimize their resources. In this context, evaluating options between producing internally or transferring to other companies the production of certain products or some of their processes may reduce the cost of the final product and present a more attractive price to the customer. The transfer of production to third parties is also one of the strategies used when there is a need to increase production of certain products or there is a need for structural investments. The decision to buy or to make is directly linked to the economic-financial evaluation of the company, resulting from the use of concepts of costing that must be integrated with quantitative analyzes, based on the strategic vision of the companies, in order to offer a set of possibilities for rational choice. This article discusses the decision to buy or make a part of the production process of an aluminum company located in the southern region of Brazil. As a result, it was found that the decision to buy or make the company was directly linked to the strategic vision to increase sales and qualitative factors such as supplier insecurity and the retention of its team with know-how in the sector analyzed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25186
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_III_2018_15.pdf313,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.