Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25197
Título: A literatura de cordel no ensino da língua portuguesa
Autor(es): Lopes, Maria Elizete
Orientador(es): Franz, Marcelo
Palavras-chave: Literatura de cordel
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
Oralidade na literatura
Chapbooks
Portuguese language - Study and teaching
Reading - Study and teaching
Orality in literature
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Maria Elizete. A literatura de cordel no ensino da língua portuguesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A presente pesquisa que tem como título “A Literatura de Cordel no ensino da Língua Portuguesa" tem como objetivo pesquisar a Literatura de Cordel, pontuando sua história e suas características no cenário brasileiro como tipo de texto com influência cultural nordestina, elencando autores e apresentando como fonte de pesquisa que desenvolve a leitura e a oralidade. A pesquisa apresenta uma abordagem teórica realizada por meio de pesquisa bibliográfica em textos e autores que discorrem sobre o assunto e será dividida em três partes. Na primeira parte discute-se sobre a importância da diversidade de textos para desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno, ressaltando a literatura de cordel; na segunda parte apresenta-se a origem e características da literatura de cordel, elenca-se os principais escritores cordelistas e apresenta-se a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, que reúne em seu acervo expoentes cordelísticos e uma vasta coletânea de textos. Na terceira parte, pontua-se sobre o trabalho do professor de língua portuguesa com a literatura de cordel, que auxilia e incentiva a aprendizagem do aluno. Conclui-se a pesquisa ressaltando que o cordel é um texto poético e de linguagem simples, que representa o imaginário ou o real e suas manifestações culturais, com suas características próprias. Teve sua ascensão na região nordeste e deve fazer parte da coletânea de textos que o professor apresenta na sala de aula para desenvolver a leitura e a oralidade dos alunos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25197
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_43.pdf13,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.