Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25199
Título: A condição feminina nos contos "Amor" e "Imitação da rosa", de Clarice Lispector
Autor(es): Dittrich, Marlene Szczpanski
Orientador(es): Matsuda, Alice Atsuko
Palavras-chave: Mulheres na literatura
Mulheres - Condições sociais
Mulheres - Identidade
Lispector, Clarice, 1920-1977
Women in literature
Women - Social conditions
Women - Identity
Data do documento: 2-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DITTRICH, Marlene Szczpanski. A condição feminina nos contos "Amor" e "Imitação da rosa", de Clarice Lispector. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Neste trabalho objetivou-se, a partir da análise de dois contos integrantes da obra Laços de família (LISPECTOR, 1983), identificar elementos que indiquem como a autora, ao questionar a condição da mulher mostrada nos contos, influencia na construção de uma nova identidade feminina. A pesquisa tem cunho exploratória, com levantamento bibliográfico, definindo estudos sobre: a autora, a literatura de autoria feminina, estudos culturais, a crítica feminista, sociedade patriarcal e a formação da identidade feminina. Para atingir esse objetivo foram abordados aspectos sociais, históricos e culturais, com base nos pressupostos teóricos de Zolin (2007), Xavier (1998), Guareshi (1997), Silva (2014), Woodward (2014), Hall (2011), Esser (2014), entre outros. Clarice Lispector, autora que inaugura a fase feminista da literatura de autoria feminina no Brasil, literatura essa até então discriminada e considerada subcultura, critica e questiona a ideologia patriarcal e a repressão feminina em suas obras, mostrando a posição de inferioridade que a mulher estava sujeita. Sob o ponto de vista feminino, as narrativas clariceanas incentivam a mulher a buscar seu lugar na sociedade, sua independência, e assim construir uma nova identidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25199
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_45.pdf15,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.