Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Nivea Mesquita Ferreira-
dc.date.accessioned2021-06-11T22:51:44Z-
dc.date.available2021-06-11T22:51:44Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationMARQUES, Nivea Mesquita Ferreira. A valorização da identidade étnico-cultural na literatura infantil: análise das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25200-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectIdentidade social na literaturapt_BR
dc.subjectCrianças - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectPenteados afropt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectGroup identity in literaturept_BR
dc.subjectChildren - Ethnic identitypt_BR
dc.subjectHairdressing of Blackspt_BR
dc.titleA valorização da identidade étnico-cultural na literatura infantil: análise das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara)pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem na primeira infância nos possibilita construir ações que favoreçam o desenvolvimento individual e social das crianças, assim, nosso papel enquanto educadores é trazer referências importantes para a formação dos alunos. O trabalho com a leitura literária estabelece, além de práticas de cultura leitora, uma oportunidade de nos aprofundarmos em questões culturais, políticas e identitárias que favoreçam a construção de identidades, sendo uma delas a identidade negra. Por meio dos livros literários temos a possibilidade de apresentar experiências étnico-culturais que implicarão significativamente na formação identitária das crianças. Sendo assim, a literatura infantil transforma e desenvolve a capacidade intelectual das crianças, correspondendo em alguns momentos às suas expectativas e ampliando sua criticidade. A partir da análise apresentada, podemos observar como o trabalho com as obras de literatura infantil contribuem para que os alunos valorizem a identidade étnica e cultural por meio da beleza da criança negra, atribuindo sentido e significados à sua existência. Assim, o objeto de análise dessa pesquisa está ancorado na literatura infantil, por meio das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara) para evidenciar como a literatura na primeira infância é importante para identificarmos diferenças e semelhanças a fim de buscar um reconhecimento da diversidade étnica e cultural e como esta se relaciona na produção de identidades.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3Franz, Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_46.pdf45,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.