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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Paulo Roberto-
dc.date.accessioned2021-06-11T22:53:43Z-
dc.date.available2021-06-11T22:53:43Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationBARBOSA, Paulo Roberto. Artigo de opinião: ensinar a produção textual por meio de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25201-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEscrita - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e culturapt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectWriting - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguage and culturept_BR
dc.titleArtigo de opinião: ensinar a produção textual por meio de sequência didáticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta enquanto tema uma proposta de ensino do gênero textual artigo de opinião por meio de sequência didática. Sobre tal assunto o problema de pesquisa é: como ensinar a produção escrita por meio do gênero artigo de opinião e da sequência didática? Elegeu-se como objetivo geral problematizar a sequência didática por meio do gênero textual artigo de opinião. A fim de resolver tal meta, os seguintes objetivos específicos foram elaborar uma sequência didática para ensinar a produção escrita e possibilitar o percurso de revisão e reescrita de um artigo de opinião. A justificativa para o trabalho fundamenta-se no fato de acreditar que o gênero artigo de opinião é capaz de atender às necessidades dos alunos em situações escolares ou extraescolares habituais, nas quais eles se defrontam com uma situação de ação de linguagem em que devem se posicionar e argumentar, diante de um determinado tema. Levamos em consideração as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004). A metodologia empregada para realização destes objetivos é propor um percurso de revisão e reescrita do texto opinativo. Os principais resultados apontam a relevância em ensinar a produção de texto na escola visando à busca de novos caminhos para o aprender.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee3Rohling, Nívea-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
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