Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGrein, Silvia Salete-
dc.date.accessioned2021-06-12T00:05:39Z-
dc.date.available2021-06-12T00:05:39Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.citationGREIN, Silvia Salete. Família e escola: "alicerce para formação de alunos leitores". 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25204-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitores - Formaçãopt_BR
dc.subjectFamílias - Educaçãopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReader - Formationpt_BR
dc.subjectFamilies - Educationpt_BR
dc.titleFamília e escola: "alicerce para formação de alunos leitores"pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoÉ na família que ocorrem as primeiras aprendizagens e experiências que serão levadas para a vida, mostrando-se verdadeiramente marcantes. É a família que oferece os ingredientes prin cipais e a base para formação da criança. Exercendo, ainda, um papel muito importante no desenvolvimento humano do ser, influenciando o lado emocional, social e cognitivo e, consequentemente, no seu futuro desempenho acadêmico. O presente trabalho aborda a importância da leitura no processo ensino aprendizagem, dado que a leitura está presente em todos os lugares da sociedade precisando ser vista como algo importante que interfere na compreensão e interpretação do mundo em que se encontra inserido. Temos como meta apresentar através deste estudo a importância que a família e a escola possuem ao incentivar e mediar os alunos nesta formação. Que o elo formado entre a família e a escola influenciará a vida acadêmica do aluno, como base para se desenvolver e ampliar seus conhecimentos para atuar como agente transformador na sociedade. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos com o objetivo de fundamentar a pesquisa tendo como base diferentes autores. Concluída a pesquisa bibliográfica foram lançadas as oficinas de leitura em uma sequência de atividades envolvendo os professores, alunos e as famílias com a finalidade de concretizar a importância da união entre escola e família.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee3Prim, Cristina de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_51.pdf15,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.