Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25205
Título: "Ruim de português": o purismo linguístico de perfis progressistas no Twitter
Autor(es): Cruz, Sueli Alves
Orientador(es): Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Língua portuguesa - Variação
Análise Linguística
Preconceitos
Língua portuguesa - Português escrito
Portuguese language - Variation
Linguistic analysis (Linguistics)
Prejudices
Portuguese language - Written portuguese
Data do documento: 19-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Sueli Alves. "Ruim de português": o purismo linguístico de perfis progressistas no Twitter. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar que por mais que os estudos sobre purismo linguístico e preconceito linguístico sejam amplamente debatidos na academia, eles ainda não romperam a bolha dos estudantes e pesquisadores de língua e linguagem para chegar à sociedade. Podemos perceber isso de forma muito nítida em vários contextos, entre eles, o das redes sociais. Atualmente, o Twitter é a rede social mais importante no Brasil, pois é nele que se levantam as pautas que geram os atuais debates sociais, inclusive, sendo utilizado pelo meio de comunicação mais convencional em nosso país, que é a televisão. Também no Twitter se encontram as personalidades mais importantes do debate político atual, sejam eles conservadores ou progressistas, e é o espaço onde acontecem disputas de narrativas entre esses grupos. Por participarmos muitas vezes desses embates discursivos, pudemos perceber que, entre perfis que se reivindicam progressistas e contra purismos e a favor da diversidade, sejam eles de raça, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, não têm a mesma postura em se tratando do uso da língua, utilizando os "erros de português" de seus interlocutores como refutação em debates. Pretendemos refletir como fazer com que a narrativa de que o uso da língua é tão heterogêneo quanto às identidades humanas, fazendo inclusive parte delas, e que seus purismos devem ser combatidos da mesma forma que os outros que já conquistaram um certo espaço e que há outras formas mais inteligentes de se refutar interlocutores de quem discordamos ideologicamente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25205
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_52.pdf13,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.